Escolas da Região Serrana são as melhores do Estado no Ideb

Publicado em 06/09/2018 às 12:04

Compartilhe

A Região Serrana do Estado foi o grande destaque no ranking das melhores escolas da rede estadual divulgado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Quatro escolas da região aparecem no top 10 das instituições que tiveram as melhores notas no exame, que foi aplicado no em 2017 para turmas do 3º do Ensino Médio.

O resultado, que foi divulgado na última segunda-feira (03), apontou o EEEFM Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins, em primeiro lugar no ranking, com uma nota de 5.9. Em segundo lugar, aparece o EEEFM Victorio Bravim, de Marechal Floriano, com uma de 5.7.

O EEEFM Ponto do Alto, também de Domingos Martins, conquistou a 6ª colocação, com uma nota de 5.5. Já em 9º lugar, figura o EEEFM José Giestas, de Afonso Cláudio, que obteve a nota 5.4.

O Ideb também divulgou os resultados das melhores escolas nas séries iniciais (1º ao 5º ano) e das séries finais (5º ao 9º ano), no qual esse último ranking apontou um ótimo índice para as escolas região de montanhas. Das 10 instituições que figuram no top 10 da categoria, nove são de municípios que compõem a região.

Destaque para o EEEFM José Roberto Christo, de Afonso Cláudio, o EMEF Alto Paraju, de Domingos Martins, e o EEEFM Fioravante Caliman, de Venda Nova do Imigrante, que figuram nas três primeiras colocações do ranking, com a nota de 6.6.

O resultado do comprometimento

Escolas da Região Serrana são as melhores do Estado no IdebA reportagem do portal Montanhas Capixabas conversou com a diretora do EEEFM Gisela Salloker Fayet, Josilene Erlacher Werneck Machado, sobre a sensação após a divulgação do resultado e também saber como é o desenvolvimento no ensino na escola.

“É um sentimento de dever cumprido, de ver que tudo aquilo que planejamos com tanto cuidado e intencionalidade teve sentido. A gente está no caminho certo, estamos fazendo tudo com muito cuidado, com muito profissionalismo, para poder trazer qualidade para a escola pública e eu acho que nós estamos atingindo esse objetivo. Tem muito para crescer, nós já sabemos que estamos na metade do caminho, mas estamos indo na direção certa”, descreveu a diretora.

Ela também ressaltou a importância do modelo de gestão aplicado na escola. “É um modelo de gestão centrado no aluno, na produção não só de resultados positivos, mas no processo bem feito e bem realizado, que o vai conduzir os alunos aos resultados positivos. A gente não pode pensar só em números e índices, porque isso, muitas vezes, não retrata fielmente aquilo que está acontecendo. Então o processo também é muito importante. O que acontece na escola Gisela, é que a gente desenvolve um trabalho de gestões financeira, administrativa, de pessoal e de comunicação, que estão a serviço da gestão pedagógica. Todos os setores da escola trabalham para que o pedagógico aconteça e se desenvolva”, destaca a Josilene.

A diretora também destaca o apoio e o suporte dado aos professores, dentro e fora da instituição. “O comprometimento, o profissionalismo de toda a equipe são muito importantes, trabalhamos oferecendo formação certificada dentro da escola por meio de parcerias com a Ufes e o Ifes, dando apoio a esses profissionais. Nossos professores são muito estudiosos. O espírito de equipe também não falta, mas não aconteceu de um dia para o outro. Esse espírito de equipe se dá pelo sentimento de pertencimento e de família que as pessoas têm na escola sentem, com um ambiente positivo”, conta a diretora.

Para finalizar, Josilene destaca a importância do envolvimento familiar nesse processo de ensino. “As famílias são cruciais para alcançar esses resultados, sempre estando juntas. Essa turma que atingiu o índice no Ideb, eu posso afirmar, que 80% desses alunos sempre foram acompanhados pelos pais, desde o início da sua vida estudantil. São alunos que cresceram dentro da escola”, ressaltou a representante do o EEEFM Gisela Salloker Fayet.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas