Arquivo Público do Estado vai digitalizar documentos de imigrantes

Publicado em 26/08/2018 às 11:13

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A preservação da história do Espírito Santo com a ajuda da digitalização está prestes a aumentar. O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) pretende, em até dois anos, digitalizar e disponibilizar em seu site cerca de 2,5 milhões de documentos de imigrantes que chegaram ao Estado no passado.

Serão documentos como certidões, prontuários, identidades e lista de imigrantes e passageiros. O diretor geral do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, falou sobre a importância da iniciativa. “A digitalização é um passo importante nessa questão da documentação, no sentido de proteger os originais e também do acesso da população. Com a digitalização, a gente tem grandes possibilidades de alcançar de maneira geral”, destacou Cilmar.

Ele também contou que todo o processo de digitalização dos documentos terá a parceria voluntária da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon. Uma equipe da instituição ficará responsável pela organização dos documentos, limpeza e digitalização.

Após este processo, os documentos digitalizados irão para a sede da igreja nos Estados Unidos, que está produzindo um trabalho genealógico. Segundo o diretor, toda documentação que está envolvida no projeto já foi aprovada pelo Estado.

Arquivo Publico do Estado vai digitalizar documentos de imigrantes 2

“Será feita a digitalização de todo esse material e semanalmente será enviado para os Estados Unidos, onde serão realizadas auditorias para verificar se a digitalização foi bem feita ou se teve alguém erro. Se aprovado, eles enviam um cópia para nós, onde deixaremos disponibilizada, de forma gratuita, no nosso site (www.ape.es.gov.br) e também no site da igreja nos Estados Unidos”, detalha o representante do Arquivo Público.

Para que o projeto se tornasse realidade, Cilmar foi até a cidade de Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, para conhecer as instalações da Igreja Mórmon, parceira do projeto. Ele esteve acompanhado pelo coordenador da Family Search, que é o centro de pesquisa genealógica da Igreja Mórmon no Brasil, Mário Silva, e pelo coordenador da igreja para a América Latina, Don Harris.

ACESSO GRATUITO – Posteriormente a toda digitalização, Cilmar conta que os documentos estarão disponíveis de forma gratuita no site. “Cada documento que estará disponibilizado no nosso site terá um voluntário que acessará aquelas informações e digitará aqueles nomes escritos à mão. Depois, a pessoa poderá fazer a busca pelo nome em nosso sistema de forma gratuita”, finaliza Cilmar.

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