Exposição itinerante da Língua Portuguesa em Domingos Martins neste fim de semana

Publicado em 17/08/2018 às 16:32

Compartilhe

Instalada na estrutura móvel de um caminhão, a exposição tem ao todo 300 metros quadrados e permite que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal, e curiosidades sobre expressões comuns desse idioma, o quarto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Exposição itinerante da Língua Portuguesa em Domingos Martins neste fim de semanaA área externa da estrutura receberá também um show do rapper Vinícius Terra, no sábado (18) em Domingos Martins e sábado (25) em Serra. O artista é considerado uma figura singular da cultura Hip-Hop por unir em seu discurso literatura, raízes brasileiras e a construção dos laços entre os países falantes da Língua Portuguesa.

Nos dias 17 e 24, o artista também vai passar em duas escolas das regiões ensinando poesia e música para os adolescentes. Será realizado um workshop por cidade, com lições sobre a história da língua portuguesa sob a ótica da cultura hip-hop e o conceito de “Rap Lusófono”. Ao fim da atividade, os alunos participantes vão produzir um texto e serão convidados a se apresentarem durante a intervenção artística do rapper nos dias seguintes.

“As atrações que a EDP está trazendo permitem aos visitantes fazer um mergulho na cultura e na arte dos países que falam o português e evidenciam a riqueza, a diversidade e as similaridades do nosso idioma”, afirma Luís Carlos Gouveia, diretor de transformação organizacional da Companhia e diretor do Instituto EDP.

A valorização da língua é uma das bandeiras da EDP, que garantiu o maior patrocínio à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo: um investimento de R$ 20 milhões até 2019. Ainda nessa frente, a Companhia apoiou culturalmente a 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo e a Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP, em 2018.

Desde 2017, a exposição “A Energia da Língua Portuguesa” já rodou o Brasil, levando cultura e informação sobre a língua a mais de 20 mil visitantes nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atrações

Exposição itinerante da Língua Portuguesa em Domingos Martins neste fim de semana 2O espaço interno do projeto itinerante conta com várias atividades divertidas e interativas sobre a língua portuguesa:

· “A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá”: Os visitantes podem conhecer as dez nações que falam a língua portuguesa e a cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países podem ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, há o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas.

· “Gerador de Sotaques”: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

· “Uma Língua Cheia de Energia e História”: O painel interativo mostra o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo, e tantas outras.

· “Letra por Letra”: O visitante tem que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.

· “Linha do tempo Brasil X Portugal”: Nesta estação, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso a informações dos autores, data, estilo, etc.

· “EDP e o Museu da Língua Portuguesa”: Um painel instalado dentro do caminhão traz fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

· Área externa: cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras.

Exposição “A Energia da Língua Portuguesa”
Local: Praça Domingos José Martins
Datas: 18 e 19 de agosto, das 10h às 19h
Endereço: Rua Karl Gerhardt, número 50

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas