Seminário de Turismo do Espírito Santo movimenta setor nesta terça-feira (05)

Publicado em 05/06/2018 às 17:38

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES) promoveu, nesta terça-feira (05), o Seminário de Turismo do Espírito Santo, debatendo o tema “Desafios para integração da Gestão do Turismo público-privada”. O evento foi realizado na sede do Sebrae-ES, em Vitória.

Estavam presentes na abertura do Seminário o governador Paulo Hartung, o vice-governador César Colnago, secretários de Estado, prefeitos, deputados, secretários municipais de Turismo, representantes do trade local e nacional, representantes de entidades não governamentais e de Conselhos.

“Esse Seminário de Turismo busca a integração, que é um desafio. É um evento que busca atuação construtiva e cooperada para superar a competição. Além disso, o fato de ter sido marcado no Dia Mundial do Meio Ambiente tem tudo a ver, pois está relacionado com a indústria do turismo, uma indústria 4.0 com grande potencial para ser desenvolvido em nosso Estado”, analisou o governador Paulo Hartung.

“Queremos trazer turistas para nossas montanhas e praias. Em uma data como hoje, temos que ter essa clareza de integrar nossas ações com os recursos ambientais. No Estado temos os programas Águas e Paisagens e o Reflorestar. Ações importantes que cuidam do nosso Caparaó e também na preservação da cobertura florestal em nosso Estado”, ressaltou.

Paulo Hartung também falou das ações de infraestrutura do Governo para potencializar o turismo e citou como exemplo a modernização da rodovia de acesso a Itaúnas, da Estrada Parque que vai interligar a BR 262 até Pedra Roxa, em Ibitirama, no Caparaó Capixaba.

O governador também destacou a importância das influências culturais e mencionou como referência a influência Jesuíta no Estado. “O restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta, o próprio Palácio Anchieta, em Vitória, a região de Araçatiba, no interior de Viana, a Igreja dos Reis Magos, na Serra… Se conectarmos esses feitos jesuítas teremos uma nova rota de turismo nacional e internacional em nosso Estado”, ponderou.

Paulo Renato Fonseca Júnior, secretário Estadual de Turismo, destacou o trabalho em conjunto. “Os setores público e privado têm que trabalhar juntos. Se o governo investe no turismo, o privado também tem que estar interessado em desenvolver o destino. Vamos estimular essa integração. A equipe da Setur será ágil em ajudar a conduzir o turismo do Espírito Santo ao seu patamar potencial”, explicou.

O diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo, Rogério Coser, participou do evento como palestrante a convite da Setur. “O Ministério do Turismo veio para colaborar, fomentar e auxiliar para que o turismo seja realmente um desenvolvedor e consiga fazer geração de emprego, renda e inclusão social”, afirmou.

Gustavo Arrais, secretário Estadual de Turismo de Minas Gerais e Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), também esteve presente no evento a convite da Setur. “Minas Gerais está trabalhando o turismo como produto, temos que ter o que vender claramente para o comprador, por isso vim falar sobre posicionamento de marca, competitividade, como fidelizar o turista, como montar um produto turístico, para o trade do Espírito Santo”, relatou.

 O Seminário

Seminário de Turismo do Espírito Santo movimenta setor nesta terça feira 05

O objetivo do Seminário é mobilizar e promover a integração entre os setores público e privado, tendo o turismo como ferramenta de desenvolvimento, geração de renda e emprego, e bem-estar do turista e do cidadão. A programação do evento contou com palestras e mesa-redonda.

A abertura aconteceu às 9h, com fala do secretário Paulo Renato, seguida da apresentação do secretário Estadual de Economia e Planejamento, Regis Mattos, com o tema “A importância da transversalidade nos investimentos para o turismo”. Depois, Rogério Coser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo, falou sobre o Programa de Regionalização do Turismo.

Às 11h foi a vez da palestra “A gestão do turismo e o desenvolvimento das regiões”, com o secretário Estadual de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais. No início da tarde, às 13h, a supervisora de eventos da ABAV Nacional, Jerusa Hara, falou sobre a Feira das Américas 2018.

Seguindo a programação, o secretário Paulo Renato apresentou as ações estratégicas da Secretaria Estadual de Turismo do Espírito Santo. Depois foi iniciada uma mesa-redonda com todos os presentes. Encerrando o evento, a equipe da Gerência de Gestão do Turismo da Setur-ES falou sobre o Cadastur.

O Seminário de Turismo do Espírito Santo é voltado para secretários municipais de turismo, representantes das instâncias de governança estaduais e empresários do setor privado do segmento.

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana