Artesãos de Marechal Floriano fazem registro

Publicado em 27/04/2018 às 11:21

Compartilhe

Vinte e seis artesãos de Marechal Floriano foram atendidos pela equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), na última quarta-feira (25). Eles levaram documentação e fizeram o teste de habilidade para tirar a carteirinha ou para renovar o registro de artesão.

Artesaos de Marechal Floriano fazem registroA Secretaria Municipal de Cultura e Turismo coordenou e deu apoio aos atendimentos, que foram realizados na Estação (Museu do Imigrante), na sede. Fizeram parte da equipe de avaliação as técnicas da Gerência de Artesanato da Setades, Jacyra Ventorim e Rita Miranda.

Segundo a Setades, o artesão pode ser cadastrado em cerca de 100 tipologias de técnicas de artesanato, com os mais diversos tipos de materiais, como madeira, fibras naturais, sementes, recicláveis, fios e tecidos, e muitos outros.

A artesã Rita Eliziete dos Santos fez o cadastro para o Bauernmalarei – a Pintura Campestre Alemã – e o Crochê. “Eu quero fazer bem o meu trabalho. É importante fazer o cadastro para ficar regularizada. Já enviei peças para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Espero evoluir, crescer e levar o nome de Marechal Floriano e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) sempre para frente, por onde eu passar”, disse Eliziete, que foi aluna do curso de Bauernmalerei oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no ano passado.

Artesaos de Marechal Floriano fazem registro 3

Com belíssimos e delicados trabalhos em Ponto Cruz, Vagonite e Richelieu, Rosimeire Schineider Rigoni também fez o registro para tirar a carteirinha de artesã. “Já estava interessada em fazer o cadastro, pois considero muito importante ter a profissão regularizada. A minha produção é mais por encomendas, mas nunca falta trabalho”, contou.

Os técnicos da Gerência de Artesanato da Setades estão sempre à disposição dos artesãos. A equipe se desloca até os municípios para realizar o atendimento desde que tenha um grupo de, no mínimo, 20 artesãos. Para isso, basta entrar em contato com a Setades (27 – 3636-6877) ou pelo e-mail artesanato@setades.es.gov.br. Para mais informações, acesse o site da Setades, no link “Artesanato”.

A Coordenação Estadual de Artesanato integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal.

Veja também

WhatsApp Image 2025-07-03 at 18.06.10

Espírito Santo lança plano estratégico “ES 500 Anos” para guiar o desenvolvimento até 2035

corpo_48959_FeiradosMunicipios03072025EllenCampanharo16 (1)

Começa a Feira dos Municípios 2025 com expectativa de mais de 80 mil visitantes

WhatsApp Image 2025-07-03 at 17.40.38

Setur realiza primeira edição do Fórum dos Secretários Municipais de Turismo durante a Feira dos Municípios

capa

TecnoAgro 2025 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade

trevo-marechal

Moradores de Marechal Floriano podem sugerir melhorias para os próximos anos durante audiências

capa

Hospital Padre Máximo recebe maior certificação de organização nacional

Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Domingos Martins recebe a 1ª edição do Festival Tudo Tem, em Ponto Alto

Design sem nome (4)

Cultivo mais prático e eficiente: Incaper recomenda ‘paper pot’ para mudas de conilon