Comunidade Católica de Victor Hugo instala cruzeiro após 50 anos

Publicado em 03/04/2018 às 14:55

Compartilhe

O período de Páscoa foi dedicado ao resgate das tradições na Igreja Católica de Victor Hugo, em Marechal Floriano. Entre os dias 29 de março e 1º de abril, a comunidade celebrou o Tríduo Pascal.

A programação foi composta por vários momentos, como a celebração de lava pés, adorações, vigílias, procissões, entre outros momentos. Um dos pontos principais do Tríduo foi à cerimônia de via sacra, na sexta-feira (30), na qual uma tradição foi retomada.

De acordo com a coordenadora de liturgia da comunidade, Fátima Krohling, próximo a Igreja está localizado o morro do cruzeiro, no qual, há mais de 50 anos, um cruzeiro estava instalado. Com o passar do tempo, ele acabou apodrecendo e caiu. Neste ano, a comunidade resolveu produzir um novo cruzeiro e colocá-lo no alto do morro.

Comunidade Católica de Victor Hugo instala cruzeiro apos 50 anos 2O cruzeiro, com mais de 350 quilos, foi carregado por moradores da localidade até o alto do morro

Fátima conta a história que possui mais de cinco décadas e como foi a retomada da tradição. “Há mais de 50 anos, passou um padre missionário na região que, junto com a comunidade, colocou o cruzeiro no alto do morro. Com o passar do tempo, esse cruzeiro foi se desgastando e acabou apodrecendo a caiu. Neste ano, como foi realizado o Tríduo Pascal, durante quatro dias, com o Padre Emanuel Aswin Ramadhani, surgiu a ideia de retomar a tradição. Foi produzida uma nova cruz, com a comunidade saindo em procissão, com uma encenação ao longo do percurso até chegar ao alto” relata a Coordenadora.

Comunidade Católica de Victor Hugo instala cruzeiro apos 50 anos 3O cruzeiro de madeira, que foi produzido com ajuda da comunidade, pesa entre 350 e 380 quilos. “No início da procissão, ainda no pátio da igreja, o padre foi sentado em cima cruzeiro, porque contam que na primeira vez em que foi realizada essa via sacra, o padre subiu em cima da cruz. A gente quis retratar esse gesto novamente”, destaca Fátima.

Comunidade Católica de Victor Hugo instala cruzeiro apos 50 anosNa chegada ao morro, muitos dos mais de 250 fiéis depositaram suas devoções ao pé do cruzeiro. “As pessoas depositaram objetos de devoção. No total, foram 37 objetos, como terços, e outros objetos pessoais. Além disso, foi produzida uma lista de presença com o nome de todas as pessoas que participaram da via sacra, que foi coloca dentro de uma garrafa e posta no pé do cruzeiro”, disse Fátima.

Já no domingo de Páscoa (1º), foi realizada a procissão de Cristo Ressuscitado, na qual vários agricultores e lavradores, em suas tobatas, representavam os 12 discípulos. Eles também trouxeram algumas produções que foram colhidas em suas propriedades e que foram destinadas aos seminaristas da comunidade, a Associação Pestalozzi de Marechal Floriano e também ao lar de idosos Sou Feliz, também em Marechal Floriano.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo