5ª edição do Santa Teresa Gourmet

Publicado em 26/03/2018 às 12:33

Compartilhe

Reconhecido com um dos principais festivais gastronômicos do Espírito Santo, o Santa Teresa Gourmet chega à sua quinta edição reunindo o prazer da cozinha tradicional com música, artesanato, dança e outras artes.

Este ano o evento estica o prazo para o público experimentar todos os pratos participantes nos dias 1 a 22 de abril. Durante esses dias o turista aproveita também, em cada final de semana, atrações especiais em vários pontos da cidade como shows musicais e também a cozinha da Nonna.

Já a programação do Festival se concentra na praça Augusto Ruschi nos dias 20 a 22 de abril com convidados exclusivos para comandar a cozinha ao vivo, atrações imperdíveis no palco de shows, além de mais opções gastronômicas com foodtrucks e cervejas artesanais.

O tema este ano é ‘’A Itália é aqui: A primeira colônia italiana no Brasil’’, celebrando a Lei nº 13.617 que reconheceu Santa Teresa como pioneira da imigração italiana no Brasil e oficializou a data para ser celebrada no dia 26 de junho do calendário oficial. O projeto de lei, do Deputado Federal Sergio Vidigal (PDT-ES), enriquece as raízes italianas na região percebidas na arquitetura tradicional e conservada, na culinária e tradição dos moradores.

Dentre as atrações confirmadas estão o Chef Edd Campos, Chef Juarez Campos, Chef Alessandro Eller, as Chefs Giovanna Moyzés e Marcela Bourguignon, Chef Luiza Sampaio, Chef Flávia Gama, Chef Flávia Steves, Chef Ariella Brasil e a Chef Kamila.

A programação também traz aulas de cerveja artesanal com Zé Olavo da Else Beer e sobre Cafés especiais e fermentados com Carlinhos Altoé do Vale do Caxixe e o mestre da torra Jonathan Piazzarollo. As Nonnas da 3ª idade do projeto “Viver e Reviver” que conquistaram o público na edição passada, retornam à cozinha ao vivo para ministrar aulas de gastronomia ao lado do Chef Sidney Gomes.

5 edicao do Santa Teresa Gourmet 2Secos & Molhados

Para relembrar os anos antigos e reviver Santa Teresa do tempo dos primeiros colonizadores italianos, o Festival vai remontar uma venda de Secos & Molhados. Esse tipo de comércio, na época conhecido como “venda” ou simplesmente “vendinha” era caracterizado pela balança no balcão e as conchas nas sacas de cereais. Pesava-se o açúcar mascavo, fubá, farinha, feijão e até o fumo e o conteúdo era distribuído em caixas de madeira, sacos de estopa ou sacolas de papel.

21 estabelecimentos gastronômicos vão participar entre cantinas, pub, docerias, restaurantes e cafés.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

WhatsApp Image 2025-07-09 at 11.51.01

Governo do Estado anuncia pagamento do Bônus Desempenho

Transcapixaba Hike and Fly. Fotos Divulgação (16)

Espírito Santo recebe terceira edição da Transcapixaba Hike and Fly, com atletas do Brasil e do exterior

Cafe-Tres-Anas_senar-1024x683

Irmãs transformam sítio em referência na produção de café especial em Muniz Freire

Espetáculo de dança 7fm de Iker-Karrera. Foto Francisco Ares

Parque Cultural Casa do Governador recebe festival internacional ‘Dança em Trânsito’ neste domingo (13)

40555cb4-6daf-4e36-9eea-07ab25288a4f

Campanha nacional reforça testagem e prevenção das hepatites virais

IMG_5681

Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’

Encontro Capixaba Mulheres do Agro - 2024

Mulheres do agro ganham destaque na maior feira do setor no Espírito Santo