Incaper: tecnologias e inovação em pesquisa na Feira do Conhecimento

Publicado em 14/11/2017 às 14:47

Compartilhe

A Feira do Conhecimento, realizada de 08 a 10 de novembro, no município de Venda Nova do Imigrante, apresentou mais de 70 projetos relacionados à cultura, ciência e tecnologia para públicos de todas as idades. Entre os destaques estão as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O evento aconteceu no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.

O instituto organizou um estande com variadas apresentações, como a extração de DNA e a cultura de tecidos vegetais, processos de produção e conservação de solo junto à agricultura orgânica, pesquisas sobre o manejo de pragas e doenças, variedades lançadas, melhoramento genético de plantas, projetos dos laboratórios de entomologia, biologia molecular, cultura de tecidos, entre outros.

A pesquisadora do Incaper na área de melhoramento genético de plantas, Elaine Manelli Rivas Souza, contou que para mostrar as tecnologias, o estande contou com mais de 10 bolsistas ligados ao Incaper. “Essa interação com a comunidade nos deixa imensamente satisfeitos, uma vez que os alunos são os multiplicadores de conhecimento para o futuro”, afirmou.

“Tentamos mostrar que o Incaper está presente na sociedade de uma forma diferenciada, desde a geração do conhecimento até a transferência de inovação e tecnologia. Por isso, o nosso lema é cultivar atitudes sustentáveis. Acredito ser fundamental que os alunos saibam como esse conhecimento é construído.”, salientou o pesquisador do Incaper Maurício José Fornazier, lotado no CRDR Centro Serrano.

O estande também ofereceu a degustação de cafés especiais – superiores (bebida dura e mole) – de Venda Nova, Brejetuba, Conceição do Castelo, da Fazenda Experimental do Incaper Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC), de Venda Nova do Imigrante e da Fazenda Experimental de Marilândia (FEM). “Um dos nossos objetivos é reforçar a ideia que um café conilon de qualidade pode melhorar a qualidade do café arábica. Para isso, também estamos apresentando um blend de 60% de arábica e 40% de conilon, superiores”, reforçou Fornazier.

Para Sueli Aparecida Repoli, mãe de Luiza de 5 anos, estudante do ensino infantil no município, a visita ao estande do Incaper desperta desde cedo a curiosidade e o interesse pela ciência. “A paixão dela são as plantas e as borboletas. Ela desde bebê fala em fazer uma horta em casa. Sempre vou cumprir o meu papel de incentivá-la”, disse.

Os participantes puderam acompanhar apresentações como o Museu de Ciência da Vida, da Ufes, a simulação de resgate realizada pelo Corpo de Bombeiros e até um dia específico para esclarecer questões relacionadas à saúde dos animais com médicos veterinários. Exposição e simulação e aviões, mesa de robótica, oficinas, apresentação de maquetes, interação de hobbies eletrônicos, shows musicais, danças coletivas, apresentação de pinturas, desenho, instrumentos musicais e encenações históricas também marcaram o evento.

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima