Equipes vencedoras do Prêmio Inoves 2016 recebem premiação

Publicado em 07/10/2017 às 13:29

Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (05), as equipes responsáveis por projetos vencedores na 11ª edição do Prêmio Inoves, foram premiadas. O evento foi realizado na Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A cerimônia da 11ª edição do Prêmio Inoves aconteceu em 2016, onde vencedores do Incaper foram “Polo de Tangerina, do Plantio à Comercialização”, na categoria “Práticas Transformadoras” e “Por Dentro do Incaper: Comunicação e Valorização” na categoria “Valorização do Servidor”. Além disso, o extensionista do escritório local do Incaper, Erivelton Gonçalves da Cunha – coordenador do projeto “Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade” – recebeu uma menção honrosa de “Atitude empreendedora”.

Os oito vencedores receberam R$ 16 mil em equipamentos de informática, o troféu e tiveram suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves. Para cada equipe vencedora do Incaper, foram entregues nove tablets.

O diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, parabenizou as equipes vencedoras. “A instituição tem um grande potencial, com profissionais altamente qualificados e renomados em todo o Estado e fora dele. Os trabalhos internos e para o público externo merecem ser cada vez mais valorizados. O apoio do Inoves vem a coroar trabalhos que são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura em geral”.

A premiação foi recebida com entusiasmo pelas equipes vencedoras. “Estamos muito felizes. Acreditamos em uma função social cada vez melhor da instituição e o Incaper já é muito credenciado na área finalística. Hoje a nossa equipe sente-se mais valorizada e motivada a dar continuidade às práticas inovadoras no serviço público”, destacou Luciana Silvestre Girelli, jornalista e coordenadora do “Por Dentro do Incaper”.

O coordenador do projeto “Polo de Tangerina: do Plantio à Comercialização”, o pesquisador Sebastião Antônio Gomes, lembrou da satisfação de ter sido um dos vencedores. “As nossas ações só trazem resultados positivos quando trabalhamos com amor. Essa foi mais uma prática transformadora e de incentivo para as comunidades rurais”.

Para o coordenador do Prêmio Inoves, Pedro Henrique Trindade de Souza, nem sempre é fácil inovar e portanto, o estímulo às ações é fundamental. “É gratificante ver que no Incaper temos premiações na área finalística e na área meio também”, completou. Na ocasião, ele contou que e o Inoves passou por um momento de reestruturação e contemplará novos públicos. “Mais novidades virão em 2018”.

Equipes vencedoras do Premio Inoves 2016 recebem premiacao 02

Polo de Tangerina: do plantio à comercialização

Com a decadência da banana figo, na comunidade de São Joaquim, Alfredo Chaves, devido ao fusarium, que chegou a dizimar essa variedade, ocorreram problemas de ordem econômico-social nesse setor, ocasionando diminuição de emprego e renda, além da saída de muitos jovens do meio rural. Assim, o projeto visou contribuir para o fortalecimento socioeconômico da região afetada com o problema, por meio da introdução de nova atividade produtiva, a tangerina Ponkan.

Para isso, foi desenvolvida uma série de ações, como diagnóstico do problema, discussão coletiva das soluções, articulação com o Polo de Tangerina para o fomento de mudas e caixas, formação e acompanhamento técnico dos produtores; implantação e condução dos pomares, organização dos grupos; filiação a Cooperativas e Associações, finalizando com a comercialização dos produtos. Os resultados alcançados permitiram a superação do impacto socioeconômico causado pelo problema da banana, e ampliaram a diversificação agrícola e melhoraram a renda e a autoestima das famílias rurais.

Por dentro do Incaper: comunicação e valorização

O Por Dentro do Incaper é um informativo interno, produzido pela equipe de comunicação do Instituto e enviado semanalmente para o e-mail de cerca de 700 servidores. Ele foi criado para preencher uma lacuna na comunicação interna da instituição. Os servidores se sentiam preteridos do acesso às informações no Incaper, o que gerava um sentimento de desvalorização profissional. Sua concepção visou a atender ao objetivo de promover a valorização dos servidores por meio da socialização de informações e das experiências dos profissionais. Após três anos de implantação, o informativo contribuiu para ampliar a satisfação profissional, incentivar a adoção de práticas sustentáveis, valorizar a memória institucional e dar mais transparência às ações do Incaper. Em pesquisa de opinião realizada com os servidores, 85% sentiram-se valorizados e reconhecidos após terem se visto no informativo e 91% afirmaram que o material contribuiu para a valorização e o reconhecimento profissional dos servidores do Incaper.

Mais informações em: http://www.inoves.es.gov.br/

Veja também

Marcel-Carone- coluna diversidade

Acessibilidade em Movimento: um novo olhar, um novo símbolo

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)