Caminhão estava acima da velocidade permitida e sem autorização para transportar carga de granito

Publicado em 13/09/2017 às 12:59

Compartilhe

Duas novas informações tornam ainda mais revoltante a tragédia da BR-101, que matou 11 pessoas no último domingo (9). O caminhão carregado com chapas de granito estava trafegando a 110 quilômetros por hora no momento do acidente. A velocidade máxima do trecho é de 80 quilômetros por hora. A informação é do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Espírito Santo, Willis Lyra, com base nos dados aferidos no tacógrafo do veículo. A entrevista foi dada ao Gazetaonline.

Além disso, o motorista da carreta não tinha autorização para percorrer estradas com esse tipo de carga. É o que revela a investigação, que ainda está em andamento e também já mostrou que a carreta não poderia transportar tal carga.

acidente berguefreunde caminhao irregular
Em entrevista à TV Gazeta, o secretário estadual de Segurança, André Garcia, afirmou que essas são informações preliminares e que as perícias ainda estão em curso. Até o momento, o que se sabe é que há irregularidades com a carreta e também com o motorista, mas a tragédia foi provocada por um conjunto de fatores.

“Há informações, segundo o Detran, que esse veículo não tem certificação para transportar esse tipo de carga, e nem o motorista tem autorização ou treinamento para transportar a carga. Acredito que um acidente como esse não acontece por um único fator. Se a estrada fosse duplicada nós teríamos minimizado muito os efeitos dessa tragédia, mas há também a questão das condições e da condução do veículo. A carreta que transportava pedra estava com a velocidade acima do permitido pela via. Tem a questão da carga, como ela foi amarrada. Em princípio a amarração foi feita pelo próprio motorista, que não tem formação para isso. Quem contrata esse tipo de serviço também precisa se preocupar com a segurança. Foi um conjunto de coisas que poderiam ter sido evitadas”, afirmou o secretário, à emissora.

Com informações da Gazeta Online e TV Gazeta

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas