Parque Pedra Azul ganha trilha autoguiada e mais fácil de subir

Publicado em 06/09/2017 às 12:53

Compartilhe

O Parque Estadual Pedra Azul conta com uma ótima novidade. É que acaba de inaugurar a nova trilha autoguiada que dá acesso às piscinas naturais no topo da Pedra Azul. Agora, não será mais obrigatório o acompanhamento de guias, já que a caminhada ficou mais fácil e segura, apropriada para qualquer um que deseja aproveitar o passeio até as piscinas.

O novo trajeto conduz o turista na forma de “escalaminhada”, uma caminhada em subida às piscinas naturais que estão a uma altura de aproximadamente 175 metros em relação ao centro de visitantes. Essa trilha conta com degraus de madeira e pedra, além de cordas em corrimão, que dão mais segurança ao turista e mantêm o espírito de aventura típico das atividades na região.

Anúncio

A trilha nova é uma alternativa ao trajeto atual, em que a subida é feita no costão rochoso, inclinado em uma escalada apoiada apenas por uma corda. Desta forma, apesar de um pouco mais longo, 200 metros a mais, o novo trajeto tem menor inclinação e permite que pessoas com diferentes idades e condição física visitem as piscinas naturais.

De acordo com a gestora do parque, Daniela Nicioli, a abertura da nova trilha é um marco importante para o uso turístico do Parque Pedra Azul. “Esperamos receber um número ainda maior de turistas nos visitando. A nova trilha é uma alternativa à subida pela corda feita no costão, já que algumas pessoas não se sentem confortáveis subindo pela corda. A aventura continua, pois o turista pode optar por subir pela nova trilha e descer pela corda e vice-versa”, conta.

A estruturação da trilha foi feita pelos próprios funcionários do Parque Pedra Azul, que trabalharam de forma intensa e com muita dedicação e criatividade. “A motivação dos nossos funcionários foi possibilitar que mais pessoas possam visitar o Parque e desfrutar das paisagens maravilhosas com segurança e conforto. A Pedra Azul já é uma das paisagens mais visitadas do nosso Estado e esta trilha certamente será uma das mais belas e admiradas”, ressalta Daniela.

Anúncio

Lembrando que, apesar de não ser mais obrigatório contratar guias, o Parque recomenda a contratação de um guia local para que o turista possa ter um passeio mais rico com informações sobre toda a região. O Parque Pedra Azul é gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

SAIBA MAIS

– O visitante pode escolher o trajeto que melhor se adequa a sua condição física.
– Não é mais obrigatório a contratação de guia ou o agendamento com antecedência para fazer as trilhas do parque.
– O número máximo de visitantes por dia agora é de 150; antes o limite para a trilha das piscinas naturais era de 50 pessoas. Quando o número máximo de visitantes for atingido as trilhas são fechadas, independentemente do horário.
– Não há limite de idade para as trilhas, uma vez que o visitante é responsável por sua escolha e própria segurança. Antes a trilha das piscinas naturais era permitida apenas para maiores de 8 anos.

MAIS INFORMAÇÕES:

Telefone do parque: (27) 3248-1156
Caso o turista opte pelo agendamento com o guia deve ligar para (27) 99739-8005
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h
Localização: Rota do Lagarto, s/nº – Pedra Azul, Domingos Martins – ES, 29278-000, Brasil

Veja também

Hormonal implant or beauty chip is a subcutaneous application.

Marechal Floriano passa a oferecer Implanon em unidades de saúde para ampliar opções de contracepção

farm animals, AI generated image

Produção de frangos registra alta nos gastos, enquanto suinocultura reduz custos em junho

capa

Caça talentos busca por novos modelos para concurso The Look of the Year

capa

Vitória Coffee Summit 2026 confirma palestrantes internacionais e coloca Espírito Santo no centro do mercado global do café

capa p

Audiência pública aprova proposta de reestruturação do trânsito em Alfredo Chaves

BR 262-Foto- Julio Huber e divulgação

Obras de recapeamento na BR-262 serão suspensas neste final semana em Domingos Martins

exportação- foto- magnific

Findes manifesta preocupação com nova tarifa dos EUA e alerta para impactos na economia capixaba

RuralturES-rqgixm1hagzc4l91nlgu5xgcab02a9bfd6hnhehvgo

Inscrições para expositores da RuralturES 2026 seguem abertas até 30 de julho