Parque Pedra Azul ganha trilha autoguiada e mais fácil de subir

Publicado em 06/09/2017 às 12:53

Compartilhe

O Parque Estadual Pedra Azul conta com uma ótima novidade. É que acaba de inaugurar a nova trilha autoguiada que dá acesso às piscinas naturais no topo da Pedra Azul. Agora, não será mais obrigatório o acompanhamento de guias, já que a caminhada ficou mais fácil e segura, apropriada para qualquer um que deseja aproveitar o passeio até as piscinas.

O novo trajeto conduz o turista na forma de “escalaminhada”, uma caminhada em subida às piscinas naturais que estão a uma altura de aproximadamente 175 metros em relação ao centro de visitantes. Essa trilha conta com degraus de madeira e pedra, além de cordas em corrimão, que dão mais segurança ao turista e mantêm o espírito de aventura típico das atividades na região.

A trilha nova é uma alternativa ao trajeto atual, em que a subida é feita no costão rochoso, inclinado em uma escalada apoiada apenas por uma corda. Desta forma, apesar de um pouco mais longo, 200 metros a mais, o novo trajeto tem menor inclinação e permite que pessoas com diferentes idades e condição física visitem as piscinas naturais.

De acordo com a gestora do parque, Daniela Nicioli, a abertura da nova trilha é um marco importante para o uso turístico do Parque Pedra Azul. “Esperamos receber um número ainda maior de turistas nos visitando. A nova trilha é uma alternativa à subida pela corda feita no costão, já que algumas pessoas não se sentem confortáveis subindo pela corda. A aventura continua, pois o turista pode optar por subir pela nova trilha e descer pela corda e vice-versa”, conta.

A estruturação da trilha foi feita pelos próprios funcionários do Parque Pedra Azul, que trabalharam de forma intensa e com muita dedicação e criatividade. “A motivação dos nossos funcionários foi possibilitar que mais pessoas possam visitar o Parque e desfrutar das paisagens maravilhosas com segurança e conforto. A Pedra Azul já é uma das paisagens mais visitadas do nosso Estado e esta trilha certamente será uma das mais belas e admiradas”, ressalta Daniela.

Lembrando que, apesar de não ser mais obrigatório contratar guias, o Parque recomenda a contratação de um guia local para que o turista possa ter um passeio mais rico com informações sobre toda a região. O Parque Pedra Azul é gerido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

SAIBA MAIS

– O visitante pode escolher o trajeto que melhor se adequa a sua condição física.
– Não é mais obrigatório a contratação de guia ou o agendamento com antecedência para fazer as trilhas do parque.
– O número máximo de visitantes por dia agora é de 150; antes o limite para a trilha das piscinas naturais era de 50 pessoas. Quando o número máximo de visitantes for atingido as trilhas são fechadas, independentemente do horário.
– Não há limite de idade para as trilhas, uma vez que o visitante é responsável por sua escolha e própria segurança. Antes a trilha das piscinas naturais era permitida apenas para maiores de 8 anos.

MAIS INFORMAÇÕES:

Telefone do parque: (27) 3248-1156
Caso o turista opte pelo agendamento com o guia deve ligar para (27) 99739-8005
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h
Localização: Rota do Lagarto, s/nº – Pedra Azul, Domingos Martins – ES, 29278-000, Brasil

Veja também

IMG_1169

Governo do Estado cria Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito

Imagem do WhatsApp de 2025-07-31 à(s) 15.43.27_fbe2c20e

Feira de Agronegócios Cooabriel movimenta R$ 1,2 bilhão na principal região produtora de conilon do país

Araguaya_desfile das famílias

Distrito de Araguaya celebra cultura italiana neste final de semana em Marechal Floriano

corpo_49122_CoronelWeliton2025EllenCampanharo

Parlamentares destacam rotas turísticas e demandas do esporte capixaba

DM-foto-suzana

Quinta-feira (31) terá aumento das temperaturas e chance de chuva em parte do Espírito Santo

2149675039 (1)

Fundo do ES para economia de baixo carbono entra em fase final de implantação

vaca - freepik

Governo do ES amplia apoio à pecuária com programas de incentivo, genética e crédito

13263233

Conta de luz mais cara em agosto: Procon-ES dá dicas para gastar menos