Como o diabetes afeta a saúde do coração

Publicado em 23/08/2017 às 18:24

Compartilhe

Um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares é o diabetes. A doença está relacionada ao infarto, ao acidente vascular cerebral (AVC), ao entupimento de artérias e à formação de aneurismas. Mas como o diabetes afeta o coração, exatamente?

diabetesPara entender isso, é preciso saber como surge o diabetes, que é classificado em dois tipos: I e II. No tipo I, a doença aparece quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, hormônio responsável por facilitar a entrada de glicose nas células. Sem ela, o açúcar não chega ao destino correto e permanece na corrente sanguínea.

O diabetes tipo I é pouco frequente e a tendência é de que seja descoberto na infância ou na adolescência. É desencadeado por um problema no sistema imunológico e só pode ser controlada a partir da administração de injeções diárias do hormônio em falta.

Em compensação, o diabetes tipo II ocorre quando a insulina secretada pelo pâncreas não é totalmente aproveitada pelas células musculares e adiposas. Isso acaba fazendo com que a glicose em circulação seja pouco utilizada pelo organismo.

O risco de uma pessoa desenvolver uma doença cardiovascular é muito maior nos casos de diabetes tipo II. A condição potencializa outros fatores que também são determinantes para o surgimento de problemas cardíacos, como o nível elevado de colesterol e a pressão alta.

Formas de impedir a maneira como o diabetes afeta o coração

Algumas mudanças no estilo de vida já são suficientes para impedir que a maneira como o diabetes afeta o coração evolua, começando pelo controle do peso. A prática regular de alguma atividade física também é uma boa forma de evitar que a doença prejudique o corpo. Outra, é cuidar da alimentação.

Os carboidratos, quase que instantaneamente, são transformados em glicose pelo organismo, principalmente se houver necessidade de aumentar a carga de energia. Por este motivo, eles devem ser evitados. Os alimentos mais indicados para a prevenção, controle ou cura do diabetes tipo II são frutas, legumes e verduras, grãos integrais e produtos como leite e seus derivados desnatados.

Respeitar o horário das refeições é mais uma das formas de impedir que a doença cause danos ao organismo. Cada um desses cuidados é determinante para que ela seja completamente controlada e o coração se mantenha saudável. Mesmo assim, há casos e casos, ou seja, pode ser que, apesar de o paciente adotar todas as recomendações, ainda seja preciso utilizar algum medicamento para regular o índice glicêmico, que deve ficar abaixo de 99 para ser considerado normal.

Os remédios só podem ser utilizados mediante prescrição do endocrinologista. A consulta e o acompanhamento com um especialista é o mais indicado para manter o diabetes sob controle.

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima