Câncer pode estar relacionado ao diabetes tipo 2

Publicado em 11/07/2017 às 11:31

Compartilhe

Estudos epidemiológicos recentes indicam que pessoas diabéticas são mais propensas a desenvolver alguns tipos de câncer do que quem não tem a doença. Segundo o rádio-oncologista, Carlos Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), o diabetes tipo 2 está relacionado ao maior perigo de tumor de pâncreas, fígado, intestino, endométrio e bexiga, por exemplo.

Cancer pode estar relacionado ao diabetes tipo 203

Em uma das pesquisas, concluiu-se que o risco aumenta em 15% entre os pré-diabéticos. Ou seja, naqueles indivíduos com elevação discreta dos níveis de glicose no sangue, porém ainda não suficiente para ser considerada diabetes. Outros fatores associados, como o sobrepeso ou a obesidade, elevam para 22% essa probabilidade.

Carlos Rebello, explica que, a ligação entre os dois problemas ainda não foi totalmente esclarecida. “Há uma hipótese que aponta para as semelhanças existentes entre os fatores que os causam, como o sedentarismo, o excesso de peso e a má alimentação. Outra grande teoria supõe que o diabetes ocasiona alterações hormonais e moleculares que propiciariam o surgimento do câncer”, informa o médico.

O tumor maligno de pâncreas é o que evidencia melhor essa conexão, de acordo com a endocrinologista, Rúbia Helena Rangel Rosa Nasser, do Hospital Metropolitano. “Entre 50 a 80% dos pacientes com câncer pancreático têm pré-diabetes ou diabetes”, afirma.

Prevenção

Cancer pode estar relacionado ao diabetes tipo 2 02Para ela, os fatos que correlacionam os problemas são suficientes para que as pessoas busquem ter atitudes que visem à prevenção de ambos.

“Seguir uma dieta rica em grãos, legumes, óleos vegetais, laticínios e carnes magras auxilia no controle do peso e na redução dos níveis de glicose no sangue. Evitar açúcar refinado, alimentos industrializados, álcool em excesso e carnes gordurosas também diminui a probabilidade de desenvolver diabetes, assim como praticar atividade física regular, controlar o peso, não fumar, ter uma vida ativa e cuidar do bem-estar emocional”, orienta a médica.

O rádio-oncologista, Carlos Rebello, concorda. “O importante é cuidar do corpo. Estar acima do peso, por exemplo, aumenta a possibilidade de desenvolver 13 tipos de câncer, incluindo os de pâncreas, fígado, intestino e endométrio. Ou seja, quatro dos que estão ligados ao diabetes. Por isso, é fundamental evitar os fatores de risco por meio de uma vida mais saudável”, reforça.

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas