Festas para todos os gostos no calendário de eventos em Marechal

Publicado em 22/05/2017 às 12:34

Compartilhe

Agora a cada dia que passa o clima vai esfriando e dá uma vontade danada de curtir a temporada nas montanhas capixabas. Marechal Floriano é uma opção de primeira hora. Além dos circuitos turísticos, belezas, tradições culturais italianas e alemãs, pousadas e gastronomia, o município ainda oferece um generoso calendário de festas e eventos.

O município e as comunidades locais já estão com agenda de eventos voltados para o turista e, claro, também para a população local. Três desses eventos se destacam por celebrar as culturas italiana e alemã que vieram com as famílias de imigrantes europeus instaladas na região a partir de meados do século XIX.

Entre os dias 04 e 06 de agosto, comunidade de Araguaia recebe a tradicional Festa da Cultura Italiana. No dia 19 do mesmo mês, outro evento tradicional, mas desta vez produzido pelos descendentes de germânicos: a Noite Alemã, na localidade de Santa Maria de Marechal.

festas em marechal floriano 1

E já em plena primavera, o evento que congrega as culturas italiana e alemã e que é a maior festa de Marechal: o Festival Ítalo Germânico – Italemanha, entre os dias 27 e 29 de outubro.

E para quem gosta de música, tem 3º Festival de Corais de Santa Maria de Marechal. O evento está marcado para a noite de 22 de julho e deve contar com a participação do coral local e também de outras cidades capixabas.

A secretária de Cultura e Turismo de Marechal, Maria Goretti Gerardt, disse que os eventos ajudam a agregar as comunidades e preservar as culturas locais, além de atraírem visitantes que fomentam as propriedades de agroturismo, restaurantes, hotéis e pousadas do município.

“A Italemanha, inclusive, gera movimento até em hotéis e pousadas de cidades vizinhas. Além de incrementar o movimento de todo o comércio da sede de Marechal. Por isto é importante que a Prefeitura continue dando suporte para as festas e eventos”, conclui.

Além da Italemanha e das festas de Santa Maria e de Araguaia, há pelo menos duas dezenas de outros eventos previstos no calendário oficial do município: de festas de padroeiros, passando por encontro de sanfoneiros, exposição de orquídeas, festas de colheitas, dedicadas ao café, festas juninas e julinas até a abertura do Natal.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, o calendário de eventos oferece momentos de encontro e recreação para a comunidade e também estimula o turismo. “Temos festas de destaque no Estado, como a Italemanha, a festa italiana de Araguaia e a Alemã de Santa Maria. Elas atraem turistas, que movimentam a economia do município, gerando renda e trabalho”, disse o prefeito.

Confira a programação completa do calendário de evento até o final deste ano:

Maio
21 – Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora – Soído de Baixo
28 – Festa da Padroeira – Santa Rita – Sede

Junho
Festas Juninas
03 e 04 – Festa de Santo Antônio – Araguaia
11 – Festa da Santíssima Trindade – Alto Nova Almeida
15 – Corpus Christ – Sede e Santa Maria

Julho
Festas Julinas
09 – Festa da Colheita – Boa Esperança
16 – Festa do Padroeiro São Cristovão – Trevo de Paraju
23 – Festa da Padroeira Santana – Sede

Agosto
4, 5 e 6 – Festa da Cultura Italiana – Araguaia
6 – Festa do Padroeiro Bom Jesus – Bom Jesus
06 – Festa da Colheita – Igreja Luterana – Sede
13 – Festas dos Pais – Auxiliadora – Soído de Baixo
19 – Noite Alemã – Santa Maria
20 – Festa de Nossa Senhora da Glória – Rio Fundo

Setembro
10 – Festival do Sanfoneiro – Alto Nova Almeida
17 – Festa da Primavera – Santa Rita – Sede
-Aguardando a data – Exposição de orquídeas – Santa Maria

Outubro
01 – Festa de São Miguel – Araguaia
22 – Missa sertaneja de Rio Fundo
12 – Festa de Nossa Senhora Aparecida – Victor Hugo
22 – Festa de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão – Costa Pereira
27, 28 e 29 – Festival Ítalo-Germânico – Italemanha

Novembro
3, 4 e 5 – Festa do Café – Santa Maria

Dezembro
01 – Abertura do Natal

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana