Domingos Martins recebe diagnóstico para criação do Plano de Saneamento

Publicado em 26/04/2017 às 01:17

Compartilhe

O sistema de saneamento de Domingos Martins terá novidades a partir dos próximos meses. A cidade agora conta uma “radiografia” elaborada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com dados da cobertura de rede de esgoto, drenagem, coleta e a destinação dos resíduos sólidos. Esses dados serão utilizados para criação de um Plano Municipal de Saneamento.

Na manhã desta terça-feira (25), o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodney Miranda, entregou ao prefeito Wanzete Kruger um material apresentando a situação atual do saneamento do município. Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Romeu Stein e o vereador Heloísio Rodrigues Alves.

Anúncio

O secretário explicou como funcionará todo o processo e quais serão os próximos passos. “Entregamos hoje o diagnóstico que foi elaborado pela Ufes, em conjunto com a Sedurb, a prefeitura e representantes da sociedade civil para que possa se validar esse material. O próximo passo será a elaboração das proposições, que indicarão as medidas que poderão ser adotadas no âmbito municipal, relativas a quatro eixos – água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos (lixo) e, em seguida a elaboração do Plano Municipal e de uma minuta de Lei, que depois de discutida com a comunidade deverá ser votada e aprovada pelo legislativo dos municípios”, contou Rodney.    

Além de Domingos Martins, outras 10 cidades que também possuem um Plano Municipal de Saneamento – Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Pinheiros, Sooretama e Nova Venécia, receberão um diagnóstico elaborado pela Ufes.

Rodney também comentou sobre a inclusão de novas cidades já que o projeto tem como objetivos atender a todos os municípios do Estado. “Temos mais 30 municípios que estão em outro processo feito pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que também vão ser entregues. Todos os municípios devem ter esse plano para que não fiquem, por exemplo, sem pleitear financiamentos dos governos Estadual e Federal”, lembrou o secretário.

Anúncio

Já em relação ao recurso para esse projeto, o secretário ressaltou que isso será discutido posteriormente. “O recurso vai ser discutido em um segundo momento, primeiro nos vamos aprovar a lei que terá um cronograma onde iremos trabalhar a melhor forma de implementar, com o objetivo de universalizar o serviço de captação, coleta e de tratamento de esgoto de todos os municípios”, lembrou Rodney.

Veja também

Adilson Espindula

Veja quem foram os deputados estaduais mais bem votados dos municípios das montanhas

evair

Evair de Melo domina nas montanhas capixabas e conquista uma das vagas ao Senado

Minimalist Family Three Photo Collage-1

Seis candidatos a deputado federal têm mais votos que último eleito e não levam

congresso nacional 1

Veja quantos votos os deputados federais eleitos no ES tiveram em cada município das Montanhas Capixabas

Minimalist Family Three Photo Collage-1

Flávio e Lula vão ao segundo turno da eleição presidencial

assembleia legislativa do ES

Camila Valadão é a deputada estadual mais votada e PL conquista maior bancada na Assembleia Legislativa

Lucas Polese

Lucas Polese (PL) é o recordista histórico de votos para Deputado Federal no ES

GOVENADORES

Pazolini e Ferraço avançam para o segundo turno na disputa pelo Governo do Espírito Santo