Marechal Floriano faz dia de campo sobre tangerina Ponkan

Publicado em 30/03/2017 às 12:44

Compartilhe

O município de Marechal Floriano foi palco de uma demonstração de novos métodos na produção da tangerina Ponkan que atraiu mais de 70 participantes. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no Sítio André, de propriedade do senhor Alípio e de dona Lucília Klippel e filhos.

dia de campo marechal floriano“O objetivo do evento foi fazer a demonstração de três metodologias técnicas recomendadas para o citros que quando utilizados pelos produtores promovem o aumento da produtividade e qualidade das frutas; além de fomentar a diversificação de atividades pelos produtores familiares”, disse Sebastião Antônio Gomes, pesquisador do Incaper.

Ele participou de uma das estações de trabalho, na qual demonstrou o manejo da poda, que deve ser iniciado na formação e dar continuidade durante a produção da cultura. Os benefícios são o aumento do arejamento, facilidade dos tratos culturais como a colheita e o manejo das pragas e doenças.

Em outra estação de trabalho, o engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper, Dr. José Salazar Zanúncio Júnior, fez a demonstração de técnicas e práticas simples para o manejo das pragas dos citros; principalmente das mosca-das-frutas, que é principal praga que ataca a tangerina durante a fase de crescimento dos frutos e que causa prejuízos enormes na atividade.

Já o engenheiro agrônomo, César Abel Krohling, extensionista do Incaper de Marechal Floriano, demonstrou a prática da coleta de solo para análise e mostrou as deficiências minerais que ocorrem na cultura da Ponkan; os prejuízos que causam e como fazer para manejar a calagem, adubação de macro e micronutrientes no solo e de micronutrientes na folha.

O evento contou com a participação de produtores rurais, alunos da Escola Técnica de Araguaia, empresas e técnicos agrícolas. Além do Incaper, por meio do Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Marechal Floriano, a demonstração de métodos contou com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura.

“Nas estações houve uma boa interação entre os técnicos do Incaper e os produtores que perguntaram muito para tirar suas dúvidas sobre as demonstrações realizadas e as boas práticas agrícolas que devem ser utilizadas para o sucesso na atividade. Ao final, houve uma confraternização de todos os presentes com um excelente café e lanche oferecido na casa da família de Lucília e Alípio, com destaque para os produtos de origem alemã que ainda são tradição, como bolo de milho e o queijo mole”, acrescentou Sebastião.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo