Santa Teresa comemora 126 anos de emancipação política nesta quarta-feira (22)

Publicado em 20/02/2017 às 20:20

Compartilhe

Em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano (21) e aos 126 anos de Emancipação Política de Santa Teresa (22) acontece, nesta quarta-feira (22), uma programação diversificada na primeira cidade de colonização italiana do Brasil.

A solenidade, que tem realização da Prefeitura Municipal e apoio do Circolo Trentino, vai contar com apresentações da banda e do coral do Circolo Trentino di Santa Teresa e comemorações com bolo aos 126 anos de emancipação. A partir das 19 horas, na Praça Augusto Ruschi. Também terá música ao vivo com Bruno Barreto voz e violão.

Anúncio

126 anos de Emancipação Política

No dia 22 de fevereiro de 1891 Santa Teresa se desvinculou da jurisdição de Santa Leopoldina, tornando-se, assim, uma intendência municipal de nome “Villa de Santa Thereza”. O Presidente de Santa Leopoldina, Alberto Sebastião Volkart, instala em Santa Teresa, a “vila autônoma”, recebendo o juramento legal do Primeiro Conselho da Intendência Municipal tendo como membros o Presidente, Jerônimo Vervloet (nascido em Luxemburgo), e os governadores Fortunato Broilo (italiano), Dr. Emílio Haussler (suíço), Alexandre Fellippe (austríaco) e Julião Floriano (brasileiro). Assim, nessa data, se comemora a emancipação política do município, que completa nesta quarta, 125 anos.

Dia Nacional do Imigrante Italiano

Anúncio

Criada a partir do projeto de lei de autoria do o senador capixaba Gerson Camata a Lei 11.687/08 define 21 de fevereiro como o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. A data lembra a chegada da primeira leva, com 386 famílias de imigrantes italianos ao Brasil, ocorrida em 21 de fevereiro de 1874, a bordo do Vapor Sofia. A lei foi sancionada pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, em 2 de junho (data significativa para a Itália, sendo o dia da República) de 2008.

Nas festividades de 2014 foi apresentado documento histórico que comprova o município de Santa Teresa como a primeira colônia de imigrantes italianos do Brasil. O documento foi encontrado no Arquivo Público do Espírito Santo, em Vitória, e é projeto de pesquisa do jornalista e historiador Cilmar Franceschetto.

“Havia uma dúvida histórica, que ainda não tinha sido comprovada, se os imigrantes chegaram em 1874 ou 1875, à essa região. Esse documento prova que alguns imigrantes estiveram pelas florestas do Rio Timbuí, em outubro de 1874, certificando Santa Teresa como a primeira cidade de colonização italiana do Brasil”, confirmou Cilmar.

Entre os séculos XIX e XX, cerca de 1,5 milhão de imigrantes italianos vieram residir no Brasil. De acordo com dados estimados da Embaixada da Itália no Brasil, vivem no país cerca de 25 milhões de descendentes de italianos, sendo que grande parte concentrada nas regiões sul e sudeste.

Programação na Praça Augusto Ruschi (quarta, dia 22)

19h – Recepção com a banda de música do Circolo Trentino
19h30 – Solenidade em comemoração aos 126 anos de Emancipação Política de Santa Teresa
20H – Bolo comemorativo
20h30 – Apresentação do coral do Circolo Trentino
21h – Show com Bruno Barreto

Veja também

Hormonal implant or beauty chip is a subcutaneous application.

Marechal Floriano passa a oferecer Implanon em unidades de saúde para ampliar opções de contracepção

farm animals, AI generated image

Produção de frangos registra alta nos gastos, enquanto suinocultura reduz custos em junho

capa

Caça talentos busca por novos modelos para concurso The Look of the Year

capa

Vitória Coffee Summit 2026 confirma palestrantes internacionais e coloca Espírito Santo no centro do mercado global do café

capa p

Audiência pública aprova proposta de reestruturação do trânsito em Alfredo Chaves

BR 262-Foto- Julio Huber e divulgação

Obras de recapeamento na BR-262 serão suspensas neste final semana em Domingos Martins

exportação- foto- magnific

Findes manifesta preocupação com nova tarifa dos EUA e alerta para impactos na economia capixaba

RuralturES-rqgixm1hagzc4l91nlgu5xgcab02a9bfd6hnhehvgo

Inscrições para expositores da RuralturES 2026 seguem abertas até 30 de julho