Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins
Publicado em 04/11/2026 às 17:13
Texto: Bruno Caetano / Foto: Emily Gerhardt
A coleta de lixo foi retomada na localidade de Chapéu, em Domingos Martins, na segunda-feira (2), após uma semana de problemas no serviço. Apesar da passagem do caminhão, moradores afirmam que precisaram recolher os resíduos acumulados e dar uma destinação ao material antes da chegada do veículo.
A situação havia sido relatada pela moradora Emily Gerhardt, que publicou vídeos nas redes sociais mostrando sacos de lixo espalhados e resíduos rasgados por cachorros. Segundo ela, o acúmulo ocorreu após a interrupção da coleta em parte da região. “O caminhão passou pela localidade na segunda-feira (02), mas os próprios moradores já haviam retirado parte do lixo acumulado”, confirma.
Em resposta à reportagem, a Prefeitura de Domingos Martins informou que o serviço foi prejudicado por uma avaria no caminhão responsável pelo atendimento. Na tentativa de reduzir os impactos, uma coleta com caminhão caçamba foi realizada na quinta-feira (29), mas não conseguiu atender a todos os pontos.
A administração municipal também confirmou que três caminhões coletores apresentaram problemas mecânicos na semana passada, comprometendo a disponibilidade de veículos. Por isso, foi necessário remanejar os caminhões que continuavam em funcionamento para atender outras regiões.
Sobre a frequência do serviço, a Prefeitura explicou que a coleta em Chapéu ocorre uma vez por semana, conforme o cronograma estabelecido para as comunidades do interior. No momento, não há previsão de ampliação do atendimento.
A administração informou ainda que está adotando providências para garantir a disponibilidade de um caminhão reserva, com o objetivo de reduzir os impactos de eventuais problemas mecânicos e evitar novas interrupções.