Espírito Santo tem novo representante no Comitê Nacional de Jovens Cooperativistas
Publicado em 22/10/2026 às 08:40
Jovens cooperativistas na Semana da Competitividade, em Brasília. Foto: Acervo pessoal
Juan Roger Rodrigues de Souza, agente de atendimento do Sicoob Conexão, é o novo representante do Espírito Santo no Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB, o Geração C. Ele assume a função após o encerramento do ciclo de Sara Cardoso, coordenadora de Qualidade da Unimed Noroeste Capixaba, que deixa o colegiado em razão do limite etário para participação.
Morador da Serra, Juan tem 26 anos, é formado em Contabilidade e possui pós-graduação em Gestão de Processos e Metodologias Ágeis. Sua trajetória no cooperativismo começou em 2020, na Sicoob Corretora. Posteriormente, ingressou no Sicoob Conexão, onde atua diretamente no atendimento aos associados.
O novo representante também integra o programa Futuras Lideranças, desenvolvido pelo Sistema OCB/ES para preparar jovens profissionais para atuar no movimento cooperativista.
Segundo Juan, o contato direto com os cooperados foi fundamental para fortalecer sua identificação com o modelo de negócio. Ao assumir a representação estadual, ele pretende ampliar o diálogo com a juventude capixaba e incentivar a participação dos jovens nas cooperativas.
“É uma grande responsabilidade representar os jovens cooperativistas do Espírito Santo. Quero ouvir, trocar experiências e buscar formas de incentivar cada vez mais a participação da juventude nas coops”, afirmou.
Atuação nacional
Durante sua participação no Geração C, Sara Cardoso representou o cooperativismo capixaba em discussões sobre liderança, sucessão e engajamento de jovens nas cooperativas brasileiras. Entre as iniciativas das quais participou estão a organização do 1º Encontro Nacional de Jovens Cooperativistas e atividades realizadas durante a Semana da Competitividade, em Brasília.
Ao concluir seu ciclo, Sara destacou a importância da continuidade da representação estadual e da abertura de espaço para novas lideranças.
A mudança também foi ressaltada pelo diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que destacou os investimentos na formação de jovens talentos como estratégia para fortalecer o cooperativismo nas próximas gerações.
Criado pela Unidade Nacional do Sistema OCB, o Geração C reúne 18 participantes de 15 estados brasileiros. O comitê tem como objetivo ampliar o protagonismo juvenil e estimular a participação dos jovens no desenvolvimento e na continuidade do modelo cooperativista.
No Espírito Santo, a representação já foi exercida por Crístofer Almeida e Sara Cardoso. Com a chegada de Juan Roger, o estado dá continuidade à participação no colegiado nacional.
Fonte: Sistema OCB/ES