Espírito Santo tem novo representante no Comitê Nacional de Jovens Cooperativistas

Publicado em 22/10/2026 às 08:40

Compartilhe

Sem título

Jovens cooperativistas na Semana da Competitividade, em Brasília. Foto: Acervo pessoal

Juan Roger Rodrigues de Souza, agente de atendimento do Sicoob Conexão, é o novo representante do Espírito Santo no Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB, o Geração C. Ele assume a função após o encerramento do ciclo de Sara Cardoso, coordenadora de Qualidade da Unimed Noroeste Capixaba, que deixa o colegiado em razão do limite etário para participação.

Morador da Serra, Juan tem 26 anos, é formado em Contabilidade e possui pós-graduação em Gestão de Processos e Metodologias Ágeis. Sua trajetória no cooperativismo começou em 2020, na Sicoob Corretora. Posteriormente, ingressou no Sicoob Conexão, onde atua diretamente no atendimento aos associados.

Anúncio

O novo representante também integra o programa Futuras Lideranças, desenvolvido pelo Sistema OCB/ES para preparar jovens profissionais para atuar no movimento cooperativista.

Segundo Juan, o contato direto com os cooperados foi fundamental para fortalecer sua identificação com o modelo de negócio. Ao assumir a representação estadual, ele pretende ampliar o diálogo com a juventude capixaba e incentivar a participação dos jovens nas cooperativas.

“É uma grande responsabilidade representar os jovens cooperativistas do Espírito Santo. Quero ouvir, trocar experiências e buscar formas de incentivar cada vez mais a participação da juventude nas coops”, afirmou.

Anúncio

Atuação nacional

Durante sua participação no Geração C, Sara Cardoso representou o cooperativismo capixaba em discussões sobre liderança, sucessão e engajamento de jovens nas cooperativas brasileiras. Entre as iniciativas das quais participou estão a organização do 1º Encontro Nacional de Jovens Cooperativistas e atividades realizadas durante a Semana da Competitividade, em Brasília.

Ao concluir seu ciclo, Sara destacou a importância da continuidade da representação estadual e da abertura de espaço para novas lideranças.

A mudança também foi ressaltada pelo diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, que destacou os investimentos na formação de jovens talentos como estratégia para fortalecer o cooperativismo nas próximas gerações.

Criado pela Unidade Nacional do Sistema OCB, o Geração C reúne 18 participantes de 15 estados brasileiros. O comitê tem como objetivo ampliar o protagonismo juvenil e estimular a participação dos jovens no desenvolvimento e na continuidade do modelo cooperativista.

No Espírito Santo, a representação já foi exercida por Crístofer Almeida e Sara Cardoso. Com a chegada de Juan Roger, o estado dá continuidade à participação no colegiado nacional.

Fonte: Sistema OCB/ES

Veja também

41

Governo sanciona medida para MEIs e propõe recursos para transporte público gratuito

Cafe-arabica-Julio-Huber

Café capixaba bate 5 milhões de sacas exportadas e cresce 58% em 2026

Encontro das Chefs - Crédito Marcela Sampaio (4)

Encontro das Chefs terá 22 aulas e oficinas gratuitas em Vitória neste fim de semana

Fiscalização Colatina

Fiscalização nas rodovias identifica irregularidades e gera R$ 70,5 mil em multas em Colatina

Sem título

Espírito Santo tem novo representante no Comitê Nacional de Jovens Cooperativistas

incendio-parque-nacionall_mcamgo_abr_16092024-9

Força Nacional do SUS instala base em Manaus após 541 atendimentos por fumaça de incêndios

coluna-vida-saudavel

Tecnologias com vácuo e infravermelho ganham espaço na preparação para o verão

d4840f0b4b68cd1693467d8279db3f10

Espírito Santo capacita agentes de turismo na Argentina e busca atrair visitantes