TSE alinha estratégias para o 2º turno das Eleições 2026
Publicado em 14/10/2026 às 13:46
Kassio Nunes Marques recebe presidentes dos TREs. Foto: Leobark Rodrigues
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, reuniu-se nesta terça-feira (13) com presidentes e representantes de 24 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para alinhar as estratégias de organização do 2º turno das Eleições 2026. O encontro teve como foco o aprimoramento dos procedimentos, a acessibilidade e a atuação integrada da Justiça Eleitoral.
Durante a reunião, o ministro destacou os resultados do primeiro turno e orientou os tribunais a avaliar os pontos que podem ser melhorados para a próxima etapa da votação. Entre as prioridades está a ampliação do programa Seu Voto Importa, que oferece transporte gratuito a eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida até os locais de votação. A meta proposta é dobrar o número de atendimentos, com o apoio de instituições públicas e entidades parceiras.
Nunes Marques também alertou para os desafios relacionados às condições climáticas, especialmente em regiões sujeitas a chuvas intensas, cheias e estiagem, que podem dificultar o acesso aos locais de votação. Além disso, reforçou a necessidade de orientar mesários sobre as regras que garantem o sigilo do voto, incluindo a proibição do uso de aparelhos eletrônicos na cabine.
Outro ponto abordado foi a comunicação institucional sobre o sistema eletrônico de votação. Conforme a Portaria-TSE nº 670/2026, as peças publicitárias sobre o tema devem ser submetidas previamente ao Tribunal Superior Eleitoral, com o objetivo de assegurar uma comunicação coordenada em âmbito nacional.
Fonte:TSE