FENATEVI completa 22 anos com teatro, circo e cinema gratuitos em Vitória
Publicado em 06/10/2026 às 14:34
Foto – Eder Gaioski
O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (FENATEVI) chega à sua 22ª edição entre os dias 13 e 18 de outubro, com uma programação gratuita que reúne teatro, circo, cinema e atividades de formação. As atrações serão realizadas no Theatro Carlos Gomes e na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória.
Criado em 2005, o FENATEVI se consolidou como um dos eventos voltados às artes cênicas no Espírito Santo, reunindo artistas capixabas, grupos de diferentes estados e o público em apresentações e atividades culturais. Em 2026, o festival mantém a proposta de democratizar o acesso à arte, mesmo com uma programação mais enxuta.
A abertura oficial acontece no dia 13 de outubro, às 19h30, no Theatro Carlos Gomes, com uma homenagem à atriz Maria Alice Costa e a apresentação do espetáculo “Capitu e Bentinho”, inspirado na obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. A montagem aborda temas como ciúme, controle, machismo e misoginia, combinando teatro, música ao vivo e projeções audiovisuais.
A programação segue nos dias seguintes com espetáculos como “Corpus em Vidas: Mama Tchamba”, “O Bar do Porto”, “O Encontro”, “Os Sem Planeta”, “A Absurda Comédia de Duas Vidas”, “Pés na Lua” e “Violeta de Los Andes”, além de apresentações voltadas ao público infantil e familiar.
O festival também terá sessões de cinema e atividades formativas. Entre os destaques estão o documentário “Xamego e Benjamin de Oliveira – Pioneiros Negros da Palhaçaria no Brasil” e oficinas de figurino circense, dramaturgia, atuação, música cênica e iluminação. As atividades possuem diferentes classificações e algumas contam com vagas limitadas e inscrição prévia.
Nesta edição, o FENATEVI presta homenagem à atriz Maria Alice Costa, que iniciou sua trajetória teatral em 1967 e chegou ao Espírito Santo em 1998. Ao longo da carreira, ela participou de diversas montagens, festivais e projetos culturais e recebeu reconhecimentos como o Prêmio de Circulação da Lei Chico Prego e o Prêmio Funarte Miriam Muniz.
Com atrações gratuitas e diferentes linguagens artísticas, o festival busca aproximar artistas, estudantes e público, fortalecendo o acesso à produção cultural e às artes cênicas no Espírito Santo.
Programação do FENATEVI 2026
13 de outubro (terça-feira)
19h30 – Abertura oficial, homenagem à atriz Maria Alice Costa e apresentação de “Capitu e Bentinho”, no Theatro Carlos Gomes.
14 de outubro (quarta-feira)
19h – “Corpus em Vidas: Mama Tchamba”, na Casa da Música Sônia Cabral.
19h30 – “O Bar do Porto”, na Casa da Música Sônia Cabral.
20h30 – “O Encontro”, no Theatro Carlos Gomes.
15 de outubro (quinta-feira)
16h – “Os Sem Planeta”, na Casa da Música Sônia Cabral.
16h50 – Documentário “Xamego e Benjamin de Oliveira – Pioneiros Negros da Palhaçaria no Brasil”.
19h – “As Malas Que Eu Carrego”.
20h – “A Absurda Comédia de Duas Vidas”, no Theatro Carlos Gomes.
16 de outubro (sexta-feira)
15h30 – “Pés na Lua, Aterrissando no Mundo da Imaginação com Poesias e Contação de Histórias”.
19h – Curta-metragem “Zoglins – Horror da Estrada Sem Luz”.
19h10 – “A Peso de Ouro”.
20h – “Violeta de Los Andes”, no Theatro Carlos Gomes.
17 de outubro (sábado)
18h – “Pocket Show The Palhaços”.
19h – “O Mundo Não Para”.
20h30 – “Amores Vermelhos Sob o Sol de Morango”, na Casa da Música Sônia Cabral.
Fonte: Secult