Capixabas representam o Espírito Santo no Mundial de Taekwondo, na Coreia do Sul

Publicado em 06/09/2026 às 11:12

Compartilhe

4 Pedro Paulo Francelino - crédito - Redes Sociais do atleta

Fotos: Redes Sociais

O Espírito Santo terá três representantes no Campeonato Mundial de Poomsae de Taekwondo, que acontece de 16 a 20 de setembro, em Chuncheon, na Coreia do Sul. Manuela Feliz será a primeira mulher capixaba a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira. A atleta Andreza Lube chega à competição embalada pelo ouro conquistado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), enquanto Pedro Paulo Francelino, presidente da Federação Espírito-Santense de Taekwondo (FESTKD), disputará a categoria Master, para atletas acima de 65 anos.

Convocada no início de 2026, Manuela estreou no comando da Seleção Brasileira nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, realizados este ano, no Panamá. Sob sua condução, o Brasil terminou como campeão geral do taekwondo. Agora, a técnica volta a comandar a equipe em um dos principais eventos da modalidade no calendário internacional, no Chuncheon Air Dome, onde cerca de 1.500 atletas de 79 países estarão reunidos.

Anúncio

“Minha primeira ação como técnica da Seleção Brasileira aconteceu este ano nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, no Panamá. O Brasil foi campeão geral no taekwondo, e agora estou indo para a segunda missão. Na bagagem, essa conquista, minha experiência como atleta e muito entusiasmo”, conta Manuela.

No Mundial, a técnica acompanhará os atletas brasileiros antes e durante as apresentações, atuando na preparação técnica e mental e oferecendo suporte para que cada competidor entre em quadra preparado e confiante. Para Manuela, o papel da comissão técnica é criar as condições para que o atleta esteja pronto e, no momento decisivo, possa assumir o protagonismo.

“Quando chega a hora da apresentação, é o competidor quem precisa assumir o protagonismo. Cabe à comissão técnica construir as condições para que ele esteja pronto”, explica.

Anúncio

Atletas capixabas no Mundial

Andreza Lube chega à Coreia do Sul em um momento de destaque no cenário nacional. Nesta quinta-feira (3), ela conquistou o primeiro lugar no pódio dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), na categoria Poomsae do Taekwondo. Foram quatro disputas até a conquista da medalha de ouro. A competição, realizada em Goiás, também é classificatória para o Mundial Universitário do próximo ano, o que amplia a importância do resultado.

O ouro nos JUBs reforça uma temporada de grandes resultados para Andreza. No início do ano, no Grand Slam de Taekwondo 2026, realizado no Rio de Janeiro, ela conquistou o ouro no Trio Reconhecido Feminino Sub-30 e a prata no Par Reconhecido Sub-30. Os resultados a levaram ao topo do ranking nacional da modalidade e garantiram sua titularidade na Seleção Brasileira.

Agora, a atleta se prepara para representar o Brasil no Mundial de Poomsae da Coreia do Sul. A competição também marca um encontro simbólico entre duas gerações e diferentes trajetórias dentro do mesmo esporte: Manuela, que construiu uma carreira de quase quatro décadas no taekwondo e hoje ocupa um lugar inédito na comissão técnica nacional, e Andreza, atleta formada desde a base e que chegou à Seleção Brasileira.

Pedro Paulo Francelino, presidente da Federação Espírito-Santense de Taekwondo (FESTKD), também embarca para o Mundial. Além de liderar a entidade estadual, ele atua como atleta competitivo de destaque na modalidade. Na Coreia do Sul, disputará a categoria Master, destinada a atletas acima de 65 anos. Esta será a terceira participação de Pedro Paulo em uma competição mundial, levando para o evento a experiência acumulada ao longo de sua trajetória no taekwondo.

Quatro décadas no tatame

Para Manuela, a viagem à Coreia do Sul tem ainda um significado pessoal. Aos sete anos, ela entrou pela primeira vez no taekwondo pelas mãos de um mestre coreano. Quase quatro décadas depois, a menina que sonhava conhecer o país considerado o berço da modalidade chega à Coreia não apenas como visitante, mas representando o Brasil.

Antes de assumir a comissão técnica, Manuela passou quase dez anos como atleta da Seleção Brasileira e, posteriormente, iniciou a transição para a formação e o treinamento de novos competidores. Ao longo da carreira, também enfrentou obstáculos e ouviu que não tinha o biotipo ou a altura considerados ideais para o esporte.

“Eu sou a verdadeira história de que dá certo”, resume.

Além do alto rendimento, Manuela leva os ensinamentos do taekwondo para projetos sociais, como o Força Feminina, que oferece aulas de defesa pessoal para mulheres na Grande Vitória e trabalha conceitos como confiança, autonomia e força mental.

No Mundial, ela espera voltar para casa com uma bagagem diferente daquela que está levando: novos conhecimentos, referências e experiências que possam contribuir para o desenvolvimento do taekwondo brasileiro e capixaba.

“Quero retornar trazendo uma mensagem para os meus atletas e para quem acompanha a minha trajetória: sonhos não têm prazo de validade. Eu sou prova disso e, aos quase 50 anos, depois de quatro décadas dedicadas ao taekwondo, finalmente vou conhecer o país que imaginava desde menina, desta vez, com a camisa do Brasil”, finaliza.

Veja também

5ca6fcf5-f59c-4718-bf61-caffd64a95d9

MEC disponibiliza curso gratuito de coreano e amplia opções de idiomas

indigenous-woman-with-traditional-face-paint-amazon-rainforest

Secretaria de Saúde Indígena celebra 16 anos de trabalho voltado aos povos originários

IMG_0493

Agrinho 2026 reúne 2,3 mil pessoas e premia estudantes e educadores no ES

Concept of global innovation and shared knowledge. A network of creative ideas and brainstorming from around the world leads to new business solutions and bright insights. Fermion

Cooperativas do ES poderão acessar edital de inovação com R$ 40 milhões

capa

Ônibus com estudantes do Ifes bate em barreira e alunos ficam horas presos na estrada

1

Idoso perde R$ 5,6 mil em golpe de vendedores de aparelhos de massagem em Afonso Cláudio

capa

Promotor de Domingos Martins conquista primeira estrela em circuito mundial de maratonas em Berlim

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-12-06-as-12.04.07_76a1428f

Ex-alunos se reencontram em Domingos Martins para celebrar histórias e amizades