Vacina Pneumo 20 já está disponível no SUS para crianças e grupos especiais

Publicado em 06/07/2026 às 17:42

Compartilhe

d2b5e358-3c15-4509-9a23-84f369b77cb5

Foto: Rafael Nascimento/MS

A vacina Pneumo 20 já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais pontos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até 5 anos e outros grupos prioritários. O imunizante amplia a proteção contra doenças graves provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como pneumonia, meningite, infecções generalizadas e otite média, reduzindo o risco de internações, sequelas e mortes.

A nova vacina protege contra 20 sorotipos da bactéria, incluindo os tipos 3, 6A e 19A, associados a casos de doença pneumocócica invasiva. Além disso, oferece proteção contra a otite média, que pode evoluir para perda auditiva e, em situações mais graves, provocar infecção generalizada.

Anúncio

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é uma das principais causas de mortalidade infantil por doenças que podem ser prevenidas por vacinação. As infecções também estão entre os motivos frequentes de hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Quem pode receber a vacina

A Pneumo 20 está indicada para:

  • Crianças menores de 5 anos;
  • Povos indígenas a partir de 5 anos sem histórico de vacinação com vacina pneumocócica conjugada;
  • Idosos com 60 anos ou mais que estejam acamados ou institucionalizados;
  • Pessoas com condições clínicas especiais atendidas pelos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Transição do esquema vacinal

O SUS está realizando a substituição gradual das vacinas pneumocócicas no calendário infantil. Durante esse período de transição, o esquema de vacinação prevê:

Anúncio
  • Uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade;
  • Uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses;
  • Uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço.

As vacinas Pneumo 13 e Pneumo 23 continuam sendo utilizadas conforme as indicações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) até que a transição dos estoques seja concluída.

Com o esgotamento das doses da Pneumo 10, o calendário infantil passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20.

Os responsáveis podem acompanhar o histórico de vacinação das crianças por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital.

Fonte: Agência Gov/ Ministério da Saúde

Veja também

Festival de Inverno-238

Bergfreunde leva tradição germânica de Domingos Martins à abertura da Feira do Livro de Gramado

BPMA25-1024x491-1

Operação contra desmatamento ilegal aplica R$ 656 mil em multas no Espírito Santo

5d276d866a02dee9f2caeb6b6a0796a3_lg_original_

Pinheiros AgroShow reúne produtores e lideranças para discutir inovação e desafios do agronegócio no Norte do ES

27.08 (3)

Fiscalização de trânsito aborda mais de 2 mil condutores no Espírito Santo

cacau-freepik

Alfredo Chaves recebe treinamento gratuito sobre cultivo do cacau

sivaldo

Servidor da Prefeitura morre após descarga elétrica em Domingos Martins

259b69e0-4704-402e-a7d8-29f6689430fd

SUS terá três novos medicamentos de alta tecnologia para tratamento do câncer de pulmão

exportação- foto- magnific

Brasil critica tarifas dos EUA e mantém negociações por acordo comercial