Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

Publicado em 21/02/2026 às 10:38

Compartilhe

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Foto: Freepik

O Espírito Santo recebeu, nesta quinta-feira (19), a primeira remessa da vacina nacional contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Ao todo, chegaram 10.640 doses da Butantan-DV, que serão encaminhadas às regionais de saúde. A partir de segunda-feira (23), os municípios da Região Metropolitana já poderão retirar os imunizantes.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme a Nota Técnica Nº 11/2026-CGICI/DPNI/SVSA/MS, a vacinação será direcionada inicialmente aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização será aplicada independentemente de infecção prévia por dengue e desde que o profissional não tenha recebido outro imunizante contra a doença.

No Estado, a expectativa é vacinar 25.114 profissionais da APS. A distribuição das próximas remessas ocorrerá de forma automática, conforme a disponibilidade de lotes liberados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e o quantitativo fornecido pelo fabricante.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou que a chegada das doses representa um marco para a saúde pública capixaba. Segundo ele, a vacinação dos profissionais da APS com um imunizante 100% nacional fortalece o SUS e contribui para o enfrentamento de uma doença que segue como desafio de saúde pública.

A aplicação das doses poderá começar assim que os municípios estiverem com os imunizantes em mãos e sigam as orientações do Programa Estadual de Imunizações (PEI). Também na segunda-feira (23), será realizada uma reunião preparatória com os municípios para alinhar a estratégia de vacinação dos trabalhadores da APS.

A distribuição para as regionais Sul, Central e Norte terá início na próxima semana, e os municípios dessas regiões poderão retirar as doses assim que elas chegarem. Já as cidades da Região Metropolitana farão a retirada na Central Estadual de Frio. O número de doses destinadas a cada município foi definido com base na quantidade de profissionais da APS.

Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação da vacinação para a população geral de 15 a 59 anos deverá ocorrer de forma gradativa e escalonada ao longo deste ano.

Público-alvo inicial

Nesta primeira etapa, serão contemplados:

  • Profissionais de saúde que atuam diretamente na assistência e prevenção nas unidades de APS do SUS, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, odontólogos e equipes multiprofissionais (nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos), além de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE);
  • Trabalhadores administrativos e de apoio que desempenham suas funções dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo recepcionistas, profissionais da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, seguranças e vigilantes.

Sobre a vacina

A Butantan-DV foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2025 e é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo. Indicada para pessoas de 12 a 59 anos, a vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

A distribuição oficial aos estados começou em 9 de fevereiro, inicialmente voltada à imunização de profissionais da APS.

O novo imunizante reforça a estratégia de combate à dengue no país, que desde 2024 já conta com a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos pelo SUS, utilizando o imunizante de duas doses disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

Texto: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro