SUS passa a oferecer implante contraceptivo de longa duração para mulheres no Espírito Santo

Publicado em 08/02/2026 às 09:19

Compartilhe

woman-suffering-from-infertility

Foto: Freepik

O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a disponibilizar, no Espírito Santo, um novo método contraceptivo para a população feminina. Nesta sexta-feira (06), a primeira paciente recebeu o implante subdérmico de etonogestrel — conhecido como Implanon — no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Vitória. A aplicação integra a etapa prática de capacitação de profissionais de saúde para implantação do método na rede pública.

A introdução do Implanon no Estado faz parte do cronograma nacional do Ministério da Saúde para ampliar as opções de planejamento reprodutivo no SUS. O processo teve início em novembro do ano passado, com a qualificação de equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) para inserção, acompanhamento e manejo do dispositivo.

A primeira usuária foi a esteticista Thamires Fonte da Silva, de 26 anos. Mãe de dois filhos, ela contou que decidiu, junto com o marido, não ter mais filhos e viu no novo método uma alternativa adequada. Durante atendimento no hospital, inicialmente demonstrou interesse pelo DIU, mas optou pelo Implanon após receber orientações da equipe de saúde.

O implante é inserido sob a pele do braço e libera hormônio gradualmente, oferecendo proteção contra gravidez por até três anos, com alta eficácia. A incorporação do método pelo Ministério da Saúde busca reduzir a ocorrência de gestações não planejadas e fortalecer a saúde sexual e reprodutiva das mulheres. O público-alvo inclui adolescentes e mulheres entre 14 e 49 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a oferta do novo contraceptivo será ampliada ao longo de fevereiro, paralelamente à formação prática de enfermeiros dos municípios selecionados. Nesta fase inicial, cerca de 350 mulheres devem receber o método, e os profissionais capacitados atuarão posteriormente como multiplicadores.

A aplicação foi acompanhada por especialistas em saúde da mulher e representantes do Ministério da Saúde e da Sesa, além de profissionais de municípios participantes do projeto.

A primeira etapa de implantação ocorre em cidades com mais de 50 mil habitantes. O Implanon estará disponível para moradoras de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os implantes e kits de inserção já foram enviados às Unidades Básicas de Saúde de referência desses municípios. Para ter acesso, mulheres na faixa etária indicada devem procurar a unidade de saúde mais próxima e manifestar interesse ao profissional responsável. A expectativa é que cerca de 700 mil mulheres possam ser atendidas nesta fase inicial.

Fonte: Governo ES

Veja também

Dayana-Erlacher

Dona de salão de beleza em Marechal Floriano morre em acidente na BR-262

Selective focus, Little girl wearing eyeglasses holding colors pencil in hand and holding large textbook standing at front of blur blackboard in background, smile with happy

Obmep 2026 abre inscrições e mobiliza escolas do ES para preparação em matemática

woman-suffering-from-infertility

SUS passa a oferecer implante contraceptivo de longa duração para mulheres no Espírito Santo

foto alfredo

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos e entrega obras em Alfredo Chaves

polenta capa

Mascote inspirado na polenta anima torcida e reforça tradição cultural em Venda Nova do Imigrante

A vertical shot of raw shrimps on black rock slates

Produção de camarão de água doce ganha espaço e diversifica a aquicultura no Espírito Santo

casagrande em MF

Estado entrega obras viárias e anuncia pacote de investimentos em Marechal Floriano

jumping-ski

Milão dá início às Olimpíadas de Inverno 2026 com cerimônia marcada por música, cultura e presença brasileira