Campanha #VádeLenço completa 10 anos e mobiliza população para a prevenção e o controle do câncer
Publicado em 29/01/2026 às 11:20
Foto: Divulgação/ Abrale
Em 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, a Abrale (Associação Brasileira de Câncer do Sangue) e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) promovem mais uma edição da campanha #VádeLenço, que em 2026 completa 10 anos de mobilização social.
Criada em 2017, a iniciativa se consolidou como um movimento nacional de empatia, conscientização e estímulo à prevenção, reunindo atualmente mais de 300 organizações parceiras em todo o país.
A campanha ganha ainda mais relevância diante do cenário brasileiro: mais de 700 mil novos casos de câncer são registrados anualmente, segundo dados oficiais. Além disso, o Observatório de Oncologia aponta que o câncer já é a principal causa de morte em 12% dos municípios brasileiros, com crescimento da incidência entre pessoas com menos de 50 anos, além de persistentes desigualdades no acesso ao diagnóstico e tratamento e aumento dos custos para o sistema público de saúde.
Nesse contexto, a #VádeLenço convida toda a sociedade a se engajar na prevenção e no controle do câncer por meio da adoção de hábitos saudáveis, da valorização do diagnóstico precoce e do apoio às políticas públicas de saúde. Artistas, influenciadores, profissionais da saúde, pacientes, hospitais, organizações da sociedade civil e empresas são chamados a fortalecer a causa e ampliar a mensagem nas redes sociais.
A mobilização incentiva que as pessoas publiquem fotos usando um lenço, símbolo de apoio, empatia e solidariedade a quem enfrenta o câncer, marcando a hashtag #VádeLenço e os perfis da @abraleoficial, @movimentotjcc e @quimioebeleza, além de compartilharem informações e iniciativas de prevenção.
Ações além das redes sociais ampliam alcance da causa
Em parceria com o Instituto Quimioterapia e Beleza, a Abrale irá distribuir 1800 lenços para hospitais públicos parceiros. Além disso, Fabiana Justus, embaixadora da Associação, irá lançar sua coleção de lenços com a Les Cloches, no dia 3/2, em comemoração à campanha.
O evento contará com uma palestra da influenciadora e também de Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrale. Serão lançados três lenços estampados nas cores da associação. 100% do lucro com a venda das peças será revertido para a Abrale.
“O câncer é uma ameaça à saúde coletiva e só pode ser controlado se houver engajamento da população em atitudes de prevenção e redução de fatores de risco. Isso, claro para além de termos melhor acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequados e em tempo. O bem-estar coletivo é um ato político e social, e todos precisam se sentir parte dessa construção”, afirma Catherine Moura, médica sanitarista, CEO da Abrale e líder do Movimento TJCC.
Um gesto simples pode fazer a diferença. No Dia Mundial do Câncer, usar um lenço é demonstrar apoio, empatia e compromisso com a vida.
Serviço – Campanha Vá de Lenço
- 04/02
- Separe seu lenço
- Poste sua foto, marque a Abrale e use a hashtag #VáDeLenço e os perfis da @abraleoficial, @movimentotjcc e @quimioebeleza, além de compartilharem informações e iniciativas de prevenção
Abrale – Associação Brasileira de Câncer do Sangue
A Abrale (Associação Brasileira de Câncer do Sangue) é uma organização sem fins lucrativos, de abrangência nacional, criada em 2002 por pacientes e familiares com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer e doenças do sangue tenham acesso ao melhor tratamento.
Fonte: Abrale – Associação Brasileira de Câncer do Sangue