Prêmio Brasil Artesanal 2026 abre inscrições para azeite, cachaça de alambique e doce de leite

Publicado em 23/01/2026 às 14:59

Compartilhe

doce-de-leite_freepik.

Foto: Freepik

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, nesta segunda (19), os editais do Prêmio Brasil Artesanal (PBA) 2026. Serão três concursos neste ano, voltados para produtores de azeite, cachaça de alambique e doce de leite.

A ação busca estimular a produção e agregar valor aos alimentos comercializados no mercado nacional. Segundo a assessora técnica da CNA, Fernanda Silva, a expectativa é de ampla participação.

“Esperamos que a adesão seja expressiva, impulsionada pela trajetória do programa, que já realizou 14 edições de concursos e acumula credibilidade, reconhecimento e resultados concretos no campo”, afirmou.

DOCE DE LEITE – O concurso é realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para produtores com produção anual de até 300 toneladas.

As inscrições estão abertas até 31 de março, com recebimento das amostras até 17 de abril. Os participantes podem inscrever um produto em cada uma das categorias: doce de leite pastoso e doce de leite em barra. A seleção inclui etapas de júri técnico, avaliação da história do produto, júri popular e premiação.

CACHAÇA DE ALAMBIQUE – Realizado em parceria com o Sebrae, é destinado a produtores com produção anual de até 20 mil litros. As inscrições ficarão abertas até 31 de março, com envio das amostras até 17 de abril.

A avaliação inclui júri técnico, júri popular, análise das histórias dos produtos e premiação. As categorias são cachaça branca e cachaça amarela, com envio de duas garrafas que totalizem o volume mínimo de 1,4 litro da bebida.

AZEITE DE OLIVA – O edital é desenvolvido em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Sebrae.

As inscrições seguem até 30 de abril, com envio das amostras até 15 de maio. Os produtos também passam por avaliação do júri técnico, análise da história, votação do júri popular e etapa final de premiação. Cada produtor pode inscrever um produto por categoria, nas modalidades blend ou monovarietal.

Todos os concursos do Prêmio Brasil Artesanal terão premiação do primeiro ao quinto colocado, com certificado, premiação em dinheiro e divulgação nos canais digitais e redes sociais do Sistema CNA/Senar.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/alimentos-artesanais-e-tradicionais.

Fonte: CNA

Veja também

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais

cats

Em telefonema a Trump, Lula defende Conselho de Paz exclusivo para Gaza, e com Palestina

MaterialEscolar_Freepik

Prodest alerta cuidados para compra digital de material escolar

lavoura -café- freepik

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025. Foto Henrique Fajoli - Seag

Exportações de gengibre capixaba crescem em volume e alcançam 50 países

20260123_114048.jpg

Seag e Incaper acompanham impactos das chuvas no meio rural capixaba