Resultados do Enem 2025 são divulgados nesta sexta-feira (16)
Publicado em 16/01/2026 às 07:51
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulga nesta sexta-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
As notas individuais podem ser consultadas na Página do Participante, onde os candidatos têm acesso à pontuação da redação — que varia de zero a mil pontos — e às notas das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será disponibilizado em data posterior.
Com o resultado do exame, os participantes poderão disputar vagas no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro; concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), entre os dias 26 e 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A edição de 2025 do Enem foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Excepcionalmente, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorreram em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia de provas, os participantes responderam às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, foram aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
ENEM — Ao longo de mais de duas décadas, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado em processos seletivos do Sisu, do Prouni e do Fies. Instituições públicas e privadas também adotam o exame como critério único ou complementar de seleção. Além disso, as notas do Enem podem ser utilizadas em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que mantêm convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior no país europeu.
Fonte: Agência Gov | via MEC