Janeiro Verde: Campanha reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero

Publicado em 10/01/2026 às 11:18

Compartilhe

Janeiro Verde

Foto: Divulgação/SESA

O mês de janeiro é destinado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero. Conhecido como Janeiro Verde, esse é um dos períodos que visam fortalecer os cuidados necessários ao longo da vida da mulher. A doença, que é considerada uma das neoplasias de maior impacto na saúde feminina, pode ser evitada quase em sua totalidade por meio da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e do acompanhamento regular com exames preventivos. 

No Espírito Santo, o câncer de colo de útero tem uma estimativa de 260 novos casos/ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além disso, tem a maior taxa de mortalidade da região Sudeste, com uma média de 5,12 óbitos em 100 mil habitantes, sendo a taxa do Brasil de 4,51.

Para a referência técnica da Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde (Sesa), Christiani Pontara Faé, o cuidado com a saúde da mulher deve acontecer ao longo de toda a vida, começando na adolescência e se intensificando na fase adulta, principalmente entre os 25 a 64 anos. “O câncer do colo do útero é um dos mais preveníveis, quando a prevenção e o cuidado acontecem no tempo certo. Então, o Janeiro Verde é um período fundamental para reforçar a importância da vacinação contra o HPV, da realização regular do exame preventivo (Papanicolau) e do cuidado contínuo com a saúde das mulheres ao longo de toda a vida”, enfatizou.

Em 2024, foram registrados no Espírito Santo 527 casos de câncer de colo do útero, em mulheres de até 80 anos. Em 2025, foram 142 novos diagnósticos, uma redução de 73% quando comparado com 2024. Quanto aos dados de óbitos, foram registrados no Estado em 2024, 197 mortes por câncer de colo do útero, sendo 45 (22,8%) em mulheres de 60 a 69 anos. Já em 2025, foram registrados 146 óbitos em decorrência do câncer. A fonte dos dados é o Painel de Oncologia, que apresenta os dados dos casos de câncer tratados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, os municípios da região Sul do Estado contam com a implantação de uma nova tecnologia que auxilia na detecção da carga viral do Papilomavírus Humano (HPV), que está associado ao desenvolvimento da quase totalidade dos cânceres de colo de útero. O processo acontece por meio de testes moleculares para a detecção de HPV oncogênico pelo exame PCR. Diferentemente do citopatológico tradicional (Papanicolau), o teste molecular permite identificar a presença do vírus com maior sensibilidade e em estágios muito precoces, possibilitando um tratamento mais ágil e eficaz. 

Além dessa tecnologia, a população feminina pode contar com o exame tradicional Papanicolau, disponível em todos os municípios capixabas, que visa à identificação de lesões precursoras do CCU tratáveis, fornecendo vias para evitar o desenvolvimento do câncer cervical. Esses serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Cobertura Vacinal 

De acordo com dados do Painel de Monitoramento da Vacinação contra o HPV do Ministério da Saúde, em 2025, o Espírito Santo apresentou uma cobertura vacinal de 99,77% em meninas, superando a meta nacional, que é de 90%. Em 2024, o Espírito Santo apresentou a cobertura vacinal de HPV em meninas de 98,88%. 

No País, a vacina HPV é fornecida pelo Instituto Butantan e compõe o Calendário de Vacinação das Crianças e Adolescentes. Ela é destinada ao grupo de 09 a 14 anos e protege contra o HPV de baixo risco tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais, e de alto risco tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino, de pênis, anal e oral.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

cloudy-sky-landscape-wallpaper

Previsão Fim de Semana: ciclone extratropical traz temporais no Sul e chuva forte no Brasil

Janeiro Verde

Janeiro Verde: Campanha reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero

SUS e estudantes

Ministério da Saúde inicia maior edição do Vivências no SUS com participação de 9 mil estudantes

Aerial view of cargo ship with cargo container on sea.

Agronegócio brasileiro fecha 2025 com recorde em exportações de US$ 169 bilhões e superávit de US$ 149,07 bilhões

Operação Verão 2026 e Patrulha Rural em VNI

Comandante-geral participa da Operação Verão 2026 e Patrulha Rural em Venda Nova do Imigrante

investimento no capixabão

Governo do Estado anuncia maior investimento público da história do futebol capixaba no lançamento do Capixabão 2026

Micropolo Serrano

Governo do Estado amplia Micropolo Serrano e reforça atendimento especializado na Região Serrana

SUS e Fiocruz

SUS contará com 600 profissionais aprovados em concurso da Fiocruz