Gastronomia
Pesto genovese
Publicado em 07/01/2026 às 11:36

O pesto é um molho italiano clássico, originário de Gênova, na região da Ligúria, uma das regiões da Itália, conhecido pela sua cor verde vibrante e sabor fresco. O nome vem do verbo italiano “pestare“, que significa macerar ou triturar, referindo-se ao método tradicional de preparo com um pilão.
Ele combina muito bem com uma salada bem fresca e diversificada e, também, com um delicioso espaguete (ou outra massa de sua preferência!) ao alho e óleo, de maneira que o sabor dos ingredientes do molho sobressaia.

Como ganhei de um de meus vizinhos aqui do Condomínio onde resido, no município de Domingos Martins, um belíssimo maço de manjericão fresquíssimo, colhido naquele momento de sua horta cultivada com muito carinho em sua casa, a opção de preparar um pesto foi sugerida pelo próprio vizinho.
Comecei desfolhando e higienizando o manjericão, que deu mais ou menos uma xícara bem cheia, depositando-o no copo de um triturador/processador. Acrescentei meia colher de sopa de pasta caseira de alho e cebola, meia xícara de queijo parmesão ralado, ¼ de xícara de nozes picadas e uma xícara rasa de azeite de oliva. Processei tudo muito bem, até se transformar numa pasta verde e perfumada e provei para verificar o sal. Como o queijo já é bem salgado, não precisei adicioná-lo.
E ficou pronto nosso pesto genovese, guardado na geladeira até o momento de sua utilização.
Em uma primeira oportunidade, servi-o com uma saladinha de rúcula, tomatinhos cereja, abobrinha verde ralada e repolho roxo cortado fininho! Delícia!
Em outra ocasião coloquei uma bela colherada sobre uma porção de penne tricolore, cozido al dente e temperado com azeite, sal e pasta caseira de alho e cebola, complementando com uma boa colherada de queijo parmesão ralado grosso por cima: ficou maravilhoso!
Até a próxima!