EUA reafirmam Doutrina Monroe e buscam reforçar influência no Hemisfério Ocidental

Publicado em 08/12/2025 às 13:17

Compartilhe

casa branca -freepik

Foto; Freepik

O governo dos Estados Unidos publicou nesta sexta-feira (5) a Estratégia Nacional de Segurança Nacional, reafirmando a Doutrina Monroe e a “proeminência” de Washington sobre o Hemisfério Ocidental, que inclui as Américas do Norte, Central e do Sul.

Segundo o documento da Casa Branca, “os EUA farão cumprir a Doutrina Monroe para restaurar a proeminência americana no Hemisfério e proteger nossa pátria e acesso a regiões estratégicas”.

O professor de relações internacionais do Ibmec São Paulo, Alexandre Pires, afirma que a nova política é um recado à China, reagindo à crescente influência econômica de Pequim na região. O documento guiará a política externa dos EUA durante o governo Trump.

O texto estabelece que os Estados Unidos negarão a potências externas a capacidade de posicionar forças ou controlar ativos estratégicos no Hemisfério Ocidental, aplicando um “Corolário Trump” à Doutrina Monroe, uma releitura do projeto do século XIX que buscava expandir a influência americana no continente. Entre os objetivos, estão “estabelecer ou expandir o acesso em locais de importância estratégica” e restringir empresas estrangeiras que construam infraestrutura na região.

Para Alexandre Pires, a medida visa enfraquecer a presença chinesa na América Latina. “Vemos os EUA retomando o controle indireto do Canal do Panamá, mobilizando forças no Caribe para pressionar a Venezuela e cobrando atenção de países como Dinamarca em relação à Groenlândia”, disse.

O documento afirma que os EUA buscarão se aliar e expandir sua influência na região, incentivando governos alinhados aos seus princípios e mantendo diálogo com outros que compartilhem interesses estratégicos, mas limitando a influência externa adversária.

A política externa norte-americana também prioriza empresas dos EUA, orientando funcionários em embaixadas a apoiar negócios americanos e defender acordos comerciais favoráveis, inclusive com contratos exclusivos e diplomacia comercial baseada em tarifas e parcerias de segurança.

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral