Alckmin e Fávaro alinham avanços tarifários com os setores de castanhas, café e carnes

Publicado em 01/12/2025 às 10:30

Compartilhe

75298e3d-3767-4397-90c2-88ac028fb61d

Fonte: Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na última nesta terça-feira (25), em Brasília (DF), de uma série de reuniões com representantes dos setores de castanhas, café e carnes. Os encontros contaram também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua. As agendas tiveram como foco a análise de tarifas aplicadas a produtos brasileiros e o alinhamento sobre avanços na expansão de mercados.

“São três setores importantes. Em dois deles, conseguimos resolver o problema das tarifas norte-americanas: as carnes e as castanhas. No café, parte significativa foi solucionada. Além disso, tivemos uma ampla ampliação de mercados com a dedicação de todo o governo, a pedido do presidente Lula”, afirmou Fávaro.

Anúncio

O ministro ressaltou ainda que o segmento de nozes e castanhas já acumula 20 novos mercados entre os quase 500 abertos nos últimos anos. No setor de carnes, foram 28 novos mercados, além de diversas ampliações de acesso. “As reuniões foram muito mais para agradecimentos e para verificarmos se havia algo adicional a ser trabalhado, como linhas de crédito já liberadas”, completou.

No primeiro encontro, com a Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas, representantes comemoraram os resultados obtidos após o fim das tarifas impostas pelos Estados Unidos e destacaram o impulso proporcionado pela atuação conjunta do governo federal — envolvendo Mapa, Ministério das Relações Exteriores, ApexBrasil e MDIC — para a abertura de novos destinos.

A segunda reunião abordou as demandas do setor cafeeiro, especialmente do café solúvel, que ainda enfrenta barreiras tarifárias no mercado norte-americano. Foram apresentados avanços recentes, e o setor reforçou a necessidade de ajustes para garantir maior isonomia competitiva.

Anúncio

O último compromisso do dia foi com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Além da resolução de tarifas, a entidade celebrou a abertura de 28 novos mercados, consolidando a carne brasileira como uma das principais forças do agronegócio nacional no comércio internacional. As lideranças defenderam a manutenção do ritmo das negociações e a ampliação da previsibilidade para os exportadores.

Fonte: Mapa

Veja também

capa para os tapetes

Castelo realiza hoje tradicional Festa de Corpus Christi com tapetes ornamentais e programação religiosa

ginastas capixabas

Capixabas conquistam cinco medalhas para o Brasil no Pan-Americano de Ginástica Rítmica

Hospital hallway with clean white walls, high-end medical equipment displayed along the corridor, soft fluorescent lighting casting even shadows, minimalist interior design --chaos 15 --ar 16:7 --style raw --stylize 750 --v 6.1 Job ID: 194beeb0-9a60-4668-96c8-bde828536249

Saúde investe mais de R$ 12,5 milhões na modernização da rede hospitalar capixaba

A large ship with many containers on it is sailing in the ocean

Proposta dos EUA preserva café, carne e minério; confira os produtos que escapam da tarifa de 25%

Screenshot

Fundo Rio Doce disponibiliza R$ 450 milhões para projetos sociais em municípios atingidos por desastre de Mariana

limão tahiti - magnific

Brasil intensifica ações para ampliar exportações de frutas à Índia

capa

Dois homens são detidos e parte de mercadorias furtadas de mercearia em Domingos Martins é recuperada

whatsapp-image-2026-06-01-at-12-21-41

Turismo capixaba ganha reconhecimento nacional com pesquisa sobre impacto econômico