Alckmin e Fávaro alinham avanços tarifários com os setores de castanhas, café e carnes

Publicado em 01/12/2025 às 10:30

Compartilhe

75298e3d-3767-4397-90c2-88ac028fb61d

Fonte: Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na última nesta terça-feira (25), em Brasília (DF), de uma série de reuniões com representantes dos setores de castanhas, café e carnes. Os encontros contaram também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua. As agendas tiveram como foco a análise de tarifas aplicadas a produtos brasileiros e o alinhamento sobre avanços na expansão de mercados.

“São três setores importantes. Em dois deles, conseguimos resolver o problema das tarifas norte-americanas: as carnes e as castanhas. No café, parte significativa foi solucionada. Além disso, tivemos uma ampla ampliação de mercados com a dedicação de todo o governo, a pedido do presidente Lula”, afirmou Fávaro.

O ministro ressaltou ainda que o segmento de nozes e castanhas já acumula 20 novos mercados entre os quase 500 abertos nos últimos anos. No setor de carnes, foram 28 novos mercados, além de diversas ampliações de acesso. “As reuniões foram muito mais para agradecimentos e para verificarmos se havia algo adicional a ser trabalhado, como linhas de crédito já liberadas”, completou.

No primeiro encontro, com a Associação Brasileira de Nozes, Castanhas e Frutas Secas, representantes comemoraram os resultados obtidos após o fim das tarifas impostas pelos Estados Unidos e destacaram o impulso proporcionado pela atuação conjunta do governo federal — envolvendo Mapa, Ministério das Relações Exteriores, ApexBrasil e MDIC — para a abertura de novos destinos.

A segunda reunião abordou as demandas do setor cafeeiro, especialmente do café solúvel, que ainda enfrenta barreiras tarifárias no mercado norte-americano. Foram apresentados avanços recentes, e o setor reforçou a necessidade de ajustes para garantir maior isonomia competitiva.

O último compromisso do dia foi com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). Além da resolução de tarifas, a entidade celebrou a abertura de 28 novos mercados, consolidando a carne brasileira como uma das principais forças do agronegócio nacional no comércio internacional. As lideranças defenderam a manutenção do ritmo das negociações e a ampliação da previsibilidade para os exportadores.

Fonte: Mapa

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo