Espírito Santo conta com novo e moderno painel de dados sobre as arboviroses

Publicado em 22/11/2025 às 13:36

Compartilhe

painel arboviroses

Foto: Divulgação/Governo ES

O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (19) o painel “Monitoramento das Arboviroses no Espírito Santo”, que traz um novo ambiente virtual com interfaces que apresentam dados diários sobre os casos de dengue, chikungunya, Zika e o oropouche de todo território capixaba. O painel é uma das ações articuladas pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC – Arbovirose).

O painel, que pode ser acessado neste link, conta com dados a respeito das quatro arboviroses, tanto aquelas causadas pelo Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya e Zika, quanto a causada pelo maruim, como a Febre do Oropouche. Ao clicar em cada aba, o cidadão tem acesso às informações sobre sintomas e ao link para abertura do painel respectivo de cada doença. Os dados são atualizados diariamente, utilizando as informações do sistema de notificação compulsória capixaba, o e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS).

Em cada painel, é possível acompanhar os dados desde 2022, com exceção da Oropouche, devido ao início dos casos no Estado ter sido registrado em 2024. Os painéis trazem ainda informações a respeito das notificações, casos confirmados e suspeitos, assim como dados por municípios. Além disso, há informações por semanas epidemiológicas, taxa de incidência, óbitos e a evolução dos casos prováveis.

O lançamento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann; do subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira e da coordenadora de Estatística do Instituto, Letícia Furtado; do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), o coronel Benicio Ferrari; e do diretor-geral do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Azeredo Cornélio e de profissionais do Prodest, Raphael Dall’Orto e Aline Nogueira.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, os painéis fortalecem ainda mais o trabalho de transparência dos dados em saúde, além de auxiliar no engajamento da população no enfrentamento às arboviroses.

“Logo no início do CICC, discutíamos sobre a importância dos dados e informações a respeito das arboviroses estarem dispostos de forma clara e transparente a toda população, e direcionamos os esforços para o desenvolvimento deste novo painel, com apoio de muitos profissionais em um trabalho intersetorial. Além disso, acreditamos que com mais informações dispostas, a população pode se engajar cada vez mais no enfrentamento a essas doenças”, explicou Hoffmann.

O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, pontuou sobre a importância do trabalho conjunto entre as instituições que compõem o CICC. “É relevante para o IJSN o lançamento do Painel de Arboviroses, uma importante iniciativa que integra as ações do CICC. Temos convicção de que políticas públicas mais eficazes nascem do trabalho conjunto entre diferentes áreas e instituições. Por isso, fazemos questão de participar ativamente das reuniões do Comitê, pois reconhecemos a importância do diálogo, da escuta qualificada e da construção coletiva como fundamentos para soluções duradouras e transformadoras para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou Lira.

O coordenador estadual da CEPDEC, coronel Benicio Ferrari também ressaltou o papel central da integração para a realização de ações que visam o enfrentamento às arboviroses no Estado. “O CICC de Arboviroses tem um papel fundamental de integração das forças da saúde, defesa civil e segurança para uma resposta rápida e coordenada. Epidemias como a dengue são consideradas desastres biológicos, e a missão da Defesa Civil Estadual é apoiar e articular com os diversos órgãos envolvidos, para ações diretas, concentração de dados confiáveis e mobilização de equipes para reduzir os impactos”, disse o coronel. 

Acesse o novo painel

No banneer do site do Mosquito, mosquito.saude.es.gov.br

ou direto no link: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/niee/arboviroses/monitoramento-das-arboviroses

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral