Projeto do ICEPi conquista 3º lugar no Prêmio Justiça e Saúde 2025

Publicado em 08/11/2025 às 12:07

Compartilhe

ICEPi 3 lugar

Foto: Divulgação/Governo ES

O Laboratório de Inovação em Direito à Saúde (Lab SUS+Justiça) conquistou o 3º lugar na categoria “Poder Público” do Prêmio Justiça e Saúde 2025, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) aprimorou, com a Assessoria de Demandas Judiciais em Saúde (Asdej) da Secretaria da Saúde (Sesa), a ferramenta Mandado Judicial On-line (MJ On-line), que se destacou entre projetos de todo o País. 

A entrega do prêmio aconteceu nesta sexta-feira (07), durante o IV Congresso Nacional do Fórum do Judiciário para a Saúde (Fonajus), em Fortaleza, no Ceará. O diretor-geral do ICEPi, Erico Sangiorgio, esteve no evento e destacou a importância do LabSUS+Justiça no desenvolvimento de ações que promovem inovação, eficiência e integração entre o Poder Judiciário e o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A ferramenta representa um avanço significativo no cumprimento de decisões judiciais no âmbito do SUS, garantindo mais agilidade, transparência e eficiência nos processos. Nosso principal objetivo é fortalecer o acesso da população à saúde e contribuir para os avanços que o sistema de saúde precisa”, afirmou Erico Sangiorgio.

Criado em 2018 e implementado por meio do Ato Normativo Conjunto nº 44, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o MJ On-line visa agilizar o recebimento e o cumprimento das decisões judiciais na área da saúde. A plataforma substituiu o envio físico de mandados por um sistema eletrônico centralizado, que garante maior segurança, rastreabilidade e transparência no cumprimento das ordens judiciais. “O recebimento desse reconhecimento reforça o compromisso do Lab SUS+Justiça com a inovação e a eficiência na gestão das demandas judiciais em saúde. O MJ On-line é resultado de um esforço coletivo para tornar o acesso às prestações em saúde mais simples, ágil e colaborativo, fortalecendo a integração entre o Poder Judiciário e o SUS”, destacou o coordenador do Lab SUS+Justiça, Cristiano Luiz Ribeiro de Araújo.

Sobre o MJ On-line

A iniciativa surgiu diante do aumento das demandas judiciais na saúde e da necessidade de aperfeiçoar os fluxos de recebimento e tramitação de mandados judiciais. Com a implantação, os documentos passaram a ser recebidos e registrados diretamente no sistema e tramitados internamente. Entre os principais benefícios estão a celeridade no recebimento e cumprimento das decisões, a segurança da informação e a sustentabilidade, com redução no uso de papel e no custo operacional. Atualmente, mais de 58% das intimações judiciais recebidas pela Sesa já são processadas por meio do portal.

Em 2024 e 2025, o uso do MJ On-line foi ampliado, a partir da articulação do Lab SUS+Justiça, passando a abranger também o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Defensoria Pública Estadual (DPES).

Prêmio Justiça e Saúde 2025

O Prêmio Justiça e Saúde tem o objetivo de reconhecer e divulgar ações, projetos ou programas que desenvolveram soluções de conflitos na área da saúde, tanto pública quanto suplementar. O prêmio também busca estimular parcerias entre o sistema judiciário, as instituições de saúde e a sociedade civil para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis e efetivas de solução de conflitos e incentivar ações de promoção de segurança jurídica, processual e institucional nas demandas de saúde.

No ano passado, o LabSUS+Justiça conquistou o segundo lugar na 2ª Edição do Prêmio Justiça e Saúde no “Eixo I – Práticas voltadas à redução da judicialização da saúde pública e suplementar pela composição pré-processual dos conflitos”, assim como o Centro de Negociação Preventiva em Saúde (CNPS), que ficou em primeiro lugar.

O Laboratório foi responsável pela pesquisa e pelo projeto estrutural que subsidiou a implantação do CNPS, instituído pela portaria Sesa/PGE nº 01/2023. O centro integra a política de consensualidade da Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES) e seu objetivo principal é prevenir e resolver conflitos relacionados à prestação de serviços públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral