Gastronomia
Ossobuco suíno
Publicado em 03/11/2025 às 16:05


Outo dia me surpreendi ao ver, na prateleira de um supermercado aqui em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, duas bandejinhas de isopor com, cada uma, três ossobucos e, quando fui ler o rótulo, verifiquei que se tratava de “ossobuco suíno”, que eu nunca tinha visto nem ouvido falar antes! Não tive dúvidas: levei as duas para casa.
Iniciei sua preparação temperando-os, em suas duas faces, com pasta caseira de cebola e alho, sal, lemon pepper, uma colherada de mostarda de Dijon, um pouco de molho inglês e suco de limão siciliano (mas pode ser qualquer outro…). Deixei-os dentro de uma vasilha tampada, na geladeira, de um dia para o outro.
No dia seguinte retirei-os da geladeira e deixei-os voltar à temperatura ambiente. Enquanto isso, descasquei e cortei ao meio, no sentido do comprimento, três cebolas não grandes, e, ainda, descasquei e cortei em três partes e depois cada parte ao meio, também no sentido do comprimento, duas cenouras médias.
Coloquei, então, uma panela de pressão para aquecer no fogão, dei uma borrifada com azeite de oliva no fundo e arrumei os ossobucos para selá-los. Depois de um tempo virei-os, para dourá-los do outro lado, e cobri-os com água. Cozinhei-os por 25 minutos depois que a panela pegou pressão.
Após esse tempo, deixei sair a pressão da panela, abri a tampa e adicionei as cebolas, as cenouras e um sachê de molho de tomates. Cozinhei por mais 10 minutos, até que as cebolas e as cenouras estavam cozidas, mas não desmanchando, corrigi o sal e servi.
Acompanhei-os com nossos tradicionais arroz e feijão, além das cebolas e cenouras cozidas e cubos de abóbora cabochá cozidas em água e sal, temperados com uma pitada de canela em pó! A textura dos ossobucos ficou ótima, bem macios, e combinaram muito bem com os acompanhamentos! Aqui entre nós: se tivesse uma farofinha junto ia “bombar”! Experimente preparar e degustar você também!