Chocolate feito em Domingos Martins é campeão do concurso da Cacau Fest Brasil

Publicado em 22/10/2025 às 08:07

Compartilhe

Chocolate-Cacau-Fest-Daniel-Bittencourt-1-1024x683

Foto: Daniel Bittencourt/Divulgação

Domingos Martins, nas montanhas capixabas, que possui o clima frio e típico de montanhas, não tem características para a produção de cacau – usado para a produção de chocolate – que se adapta em terras quentes. Entretanto, é de Pedra Azul, em Domingos Martins, que saiu o chocolate ao leite campeão do concurso realizado durante a Cacau Fest Brasil, que ocorreu em Linhares, Norte do Espírito Santo.

Após uma árdua missão de provar chocolates de vários tipos durante o evento, jurados escolheram o Selah Chocolate de Origem, que fica na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, como o vencedor na categoria Ao Leite. Fábricas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul também foram premiadas.

Entre os chocolates intensos, o Cacau Dourado, de Belo Horizonte (MG), foi o escolhido. Na categoria Saborizados e Criativos, venceu o Magian Cacao, de Porto Alegre (RS). Outras fábricas capixabas tiveram destaque, como a Espírito Cacau, com a prata em Saborizados e Criativos e bronze em Intensos, e Reinholz Chocolates, com o terceiro lugar entre os saborizados.

No 9ª Concurso da Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba foram duas categorias: uma exclusiva para os produtores de Linhares e outra para as demais cidades capixabas. Em Linhares, venceu Ana Cláudia Milanez Rigoni, da Fazenda Guarani, em Bebedouro, com pontuação de 7,65, levando o prêmio de R$ 5 mil. Na outra categoria, Leandro Giacomin Carlesso, de João Neiva, foi o premiado com uma nota de 7,15.

Mais de 12 mil pessoas passaram pelos 68 estandes do evento nos dias de Cacau Fest. A feira reuniu produtores, agroindústrias, chocolatiers, empreendedores e amantes do cacau. O Cacau Fest é uma vitrine de negócios, inovação e experiências sensoriais, aproximando quem planta, quem transforma e quem saboreia o fruto símbolo do norte capixaba.

“O Cacau Fest é um símbolo do que o nosso território tem de mais rico: gente criativa, produto de qualidade e muito trabalho coletivo. O evento movimenta a economia, valoriza o produtor e inspira novos negócios ligados ao cacau. Mais do que celebrar o fruto, celebramos um modo de viver e produzir que respeita a terra, fortalece a comunidade e impulsiona o turismo sustentável da nossa região”, destaca Cimá Guizani, presidente da Instância de Governança Regional de Turismo da Região do Verde e das Águas (Adetur), instituição apoiadora do evento.

O Cacau Fest 2025 foi realizado pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (ACAU) e a Prefeitura de Linhares. Com patrocínio da BYD – Vitória Motors, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES), Sicoob, Banco do Nordeste e com apoio Institucional da Adetur, Sebrae e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Fonte: LR Comunicação

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral