Representantes de Israel e Palestina no Brasil comentam plano de paz

Publicado em 13/10/2025 às 14:34

Compartilhe

22575

Foto: Freepik

Entidades que representam israelenses e palestinos no Brasil se manifestaram nesta segunda-feira (13) sobre os avanços na implementação do plano de paz na Faixa de Gaza. A movimentação ocorre após a troca de reféns e prisioneiros entre Israel e o Hamas, realizada pela manhã, como parte do acordo de cessar-fogo anunciado na última quarta-feira.

A operação começou com a libertação de 20 reféns israelenses sobreviventes, enquanto prisioneiros palestinos também deixaram as prisões e retornaram para suas comunidades.

Anúncio

Em nota, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) celebrou a libertação dos reféns.

“A Fisesp recebe com profunda emoção e imenso alívio a notícia de que, após 738 dias de dor, angústia e incerteza, todos os reféns vivos sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 estão finalmente de volta em casa.”

A entidade destacou ainda que este é “um momento de renascimento e fé, um marco de humanidade em meio a um longo período de sofrimento que uniu corações em Israel e em todo o mundo”. O comunicado termina com o desejo de que “este novo capítulo seja de reconstrução, diálogo e esperança”.

Anúncio

Já o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), Ualid Rabah, afirmou que o cessar-fogo é essencial para garantir a sobrevivência do povo palestino.

“O povo palestino precisa parar de morrer, parar de ser exterminado. Precisa ter a certeza de que deitará em sua casa ou em suas barracas, onde for possível, já que 92% das residências foram destruídas. O cessar-fogo é o primeiro passo para qualquer discussão ou saída futura e duradoura”, afirmou.

Apesar de apoiar o acordo, Rabah fez ressalvas e defendeu a presença de forças internacionais para garantir a paz.

“É necessário ter uma força de paz internacional bélica que assegure a segurança do povo palestino. Sem isso, não há garantias de que, após uma troca de prisioneiros, não ocorra novo bloqueio de Gaza ou a continuidade da ocupação. A troca de prisioneiros é ínfima e não representa as necessidades reais. Ainda há muito a ser discutido”, concluiu.

Cúpula internacional discute plano de paz

Após a troca de reféns e prisioneiros, uma cúpula com mais de 20 líderes mundiais ocorre nesta segunda-feira no Egito. O encontro, realizado na cidade turística de Sharm el-Sheikh, tem como pauta principal a avaliação do plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Fonte: Agência Brasil

Veja também

Screenshot

Fundo Rio Doce disponibiliza R$ 450 milhões para projetos sociais em municípios atingidos por desastre de Mariana

limão tahiti - magnific

Brasil intensifica ações para ampliar exportações de frutas à Índia

capa

Dois homens são detidos e parte de mercadorias furtadas de mercearia em Domingos Martins é recuperada

whatsapp-image-2026-06-01-at-12-21-41

Turismo capixaba ganha reconhecimento nacional com pesquisa sobre impacto econômico

Capa Montanhas

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

44

Criminosos arrombam loja e furtam bebidas, cigarros e dinheiro em Domingos Martins

CIDL3454

Governo do Estado recebe 532 novos servidores efetivos para reforçar a Rede Estadual de Ensino

WhatsApp Image 2026-06-02 at 13.41.34

Dupla é presa com cocaína, crack e ecstasy durante abordagem em Domingos Martins