Cachaças capixabas conquistam ouro e prata no Spirits Selection, no México

Publicado em 12/10/2025 às 10:45

Compartilhe

cachaças capixabas

Foto: Divulgação/CMB

O Espírito Santo subiu ao pódio entre as melhores bebidas destiladas do planeta. Durante o Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles (CMB), realizado entre os dias 8 e 10 de setembro, em Jalisco, no México, dois alambiques capixabas conquistaram reconhecimento internacional: a Cachaçaria Fracalossi, de João Neiva, levou medalha de ouro, e a Cachaçaria GG, de Rio Bananal, foi premiada com duas medalhas de prata — uma para sua cachaça e outra para sua vodca.

As cachaças capixabas se destacaram em meio a cerca de 2.600 amostras, vindas de 70 países diferentes, degustadas às cegas por um júri composto por 140 especialistas de 45 nacionalidades.

O proprietário da GG, Eristeu Giuberti, também presidente do Sindicato Rural de Rio Bananal e integrante da diretoria da Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo), comemorou o feito. Para ele, as premiações representam o reconhecimento de um trabalho de décadas e a consolidação do nome do estado no cenário mundial das bebidas artesanais.

Giuberti destaca que os prêmios elevam o nome de Rio Bananal e do Espírito Santo, reforçando a tradição e a qualidade das cachaças produzidas na região. A cachaça GG premiada foi envelhecida por oito anos em tonel de jaca, enquanto a Fracalossi levou ouro com sua cachaça armazenada em barril de carvalho.

Ao todo, 45 cachaças brasileiras foram premiadas nesta edição do Spirits Selection: três com medalhas de super ouro, 14 com ouro e 28 com prata.

Espírito Santo em destaque nacional

Segundo o Anuário da Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Espírito Santo ocupa o terceiro lugar no ranking nacional de alambiques registrados, ficando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo. Além disso, lidera em dispersão de estabelecimentos produtores, com 48,7% dos municípios capixabas contando com ao menos um alambique registrado.

Com tradição, qualidade e reconhecimento crescente, a cachaça capixaba reforça seu papel como símbolo da identidade e do talento do Espírito Santo — agora, oficialmente, entre os melhores do mundo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Faes / Senar-ES

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo