Protesto em São Paulo cobra liberdade para ativistas da flotilha pró-Palestina

Publicado em 06/10/2025 às 08:37

Compartilhe

0g0a2995

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Milhares de pessoas participaram neste domingo (5) de um ato pró-Palestina no centro de São Paulo, em solidariedade aos ativistas presos por Israel na última semana, após a tentativa de romper o bloqueio naval à Faixa de Gaza. Entre os detidos estão 11 brasileiros.

Concentrados na Avenida Paulista, os manifestantes marcharam até a Praça Roosevelt pedindo um posicionamento mais firme do governo brasileiro diante da prisão dos ativistas e condenando a ação da marinha israelense.

“O principal motivo de estarmos aqui é lutar pela liberdade do povo palestino e denunciar o genocídio que ocorre na Palestina”, disse o comerciante Ziad Saifi, de origem libanesa. Para ele, Israel cometeu mais um crime ao interceptar a flotilha em águas internacionais.

O jornalista Bernardo Cerdeira, 70 anos, defendeu que o Brasil rompa relações diplomáticas e comerciais com Israel. “É um absurdo que o governo brasileiro continue exportando petróleo e aço para um Estado assassino e genocida”, afirmou.

A manifestação reuniu sindicatos, partidos políticos, movimentos estudantis e brasileiros de origem árabe. Jovens como Sol, 19 anos, destacaram que a causa palestina representa também a resistência contra o colonialismo.

A flotilha

A Flotilha Global Sumud partiu com cerca de 50 embarcações, levando 461 ativistas de diversos países e doações de alimentos e remédios destinados à população de Gaza. Todos os barcos foram interceptados ainda em águas internacionais, segundo os organizadores.

Entre as denúncias, está a suposta agressão à ativista norueguesa Greta Thunberg, que teria sido arrastada e espancada durante a abordagem militar.

O Itamaraty classificou a ação como violação do direito internacional e pediu a libertação imediata dos brasileiros. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que Israel deverá ser responsabilizado por qualquer ato ilegal ou violento contra os ativistas e deve garantir a integridade física dos detidos.

Fonte: Guilherme Jerônymo – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana