Governo do Estado anuncia concurso com 600 vagas para a Polícia Penal do Espírito Santo

Publicado em 27/09/2025 às 10:11

Compartilhe

DSCN5830 (1)

Foto: PPES

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou a realização de concurso público para contratação de 600 novos policiais penais. O edital foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial do Estado. As inscrições estarão abertas entre os dias 07 e 27 de outubro, por meio do site do Instituto IDCAP (www.idcap.org.br), empresa responsável pela organização do certame. O processo seletivo será composto por prova objetiva, redação, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exames de saúde e investigação social, obedecendo critérios de seleção rigorosos e transparentes.

O certame contará com reserva de vagas para candidatos com deficiência, negros e indígenas. A remuneração do cargo é de R$ 5.631,16, mais auxílio-alimentação de R$ 800, com carga horária de 40 horas semanais.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, relembrou o concurso realizado em 2023, que proporcionou a incorporação de mil novos policiais penais no Estado. Com o novo edital lançado nesta sexta-feira (26), será possível dar continuidade à recomposição dos quadros de servidores efetivos nas 37 unidades prisionais do Espírito Santo. 

“Com o novo edital da Polícia Penal, o Espírito Santo alcançará a marca de 3.300 policiais concursados atuando em nossas unidades prisionais. Esse é um investimento estratégico do Governo do Estado que fortalece a segurança pública e valoriza o trabalho de servidores que desempenham um papel fundamental na proteção da sociedade. Todas essas iniciativas estão inseridas no Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que integra prevenção, inteligência e repressão, consolidando um modelo de segurança mais eficiente e comprometido com a vida dos capixabas”, pontuou Rafael Pacheco.

“O concurso da Polícia Penal representa um marco importante para o fortalecimento da nossa instituição. O cargo de policial penal exige dedicação, preparo técnico e responsabilidade, com atribuições que incluem a custódia, a escolta, a vigilância e a segurança dos internos, além de colaborar na ressocialização e manutenção da ordem nas unidades prisionais. Esse é mais um passo para garantirmos não apenas a recomposição do efetivo, mas também a valorização da carreira e a segurança da sociedade capixaba”, destacou o diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Junior.

Atribuições do cargo de Policial Penal

O Policial Penal é responsável por manter a ordem e a segurança dentro dos presídios, garantindo o cumprimento das penas e os direitos das pessoas privadas de liberdade. Atua em escoltas, recaptura de fugitivos, inteligência penitenciária e prevenção de crimes. Também participa de ações de ressocialização, acompanha penas alternativas e coopera com órgãos da Justiça e da Segurança Pública. Além disso, recebe formação contínua para desempenhar suas funções com eficiência e proteção à sociedade.

Confira o edital: Instituto IDCAP

Fonte: Policia Penal do Espírito Santo (PPES)

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo