Projeto esportivo das montanhas estreia na Copa Espírito Santo de futebol

Publicado em 20/09/2025 às 14:43

Compartilhe

futebol em campeonato

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Criada há poucos anos na Região Serrana do Espírito Santo, a RP Academy fez sua estreia na Copa Espírito Santo na categoria sub-15, no dia 05 de setembro, vencendo a equipe do Porto Vitória por 4×0. O feito marcou sua primeira participação em uma competição oficial de futebol de campo e sua presença no calendário do futebol capixaba.

O projeto, que começou no futsal, recentemente expandiu suas atividades para o futebol de campo, atendendo hoje cerca de 200 jovens: 150 no futsal e 50 no campo. O organizador Luís Carlos Moraes explica que a experiência em competições de futsal traz uma bagagem para estrear com força na competição.

Anúncio

“Participamos de diversas competições, e o sub-16 chegou até a semifinal do estadual. Agora estrear no futebol de campo, em uma das principais competições do estado, é fundamental para o nosso crescimento”, disse.

Idealizada pelo jogador Rafael Pereira, a RP Academy nasceu da necessidade de criar um espaço de treinamento de qualidade para crianças e adolescentes da região. “Ele começou ajudando no Esporte Clube de Campinho, mas percebeu que era preciso abrir o próprio projeto. Desde então, a ideia sempre foi usar o esporte como ferramenta de desenvolvimento, sem fins lucrativos, mas buscando alto rendimento”, detalha Carlos.

O projeto mantém polos em Santa Isabel, Marechal Floriano, Paraju e Laranja da Terra. No entanto, em Domingos Martins, onde teve início, as atividades precisaram ser interrompidas devido à falta de horários disponíveis em quadras. “Nossa maior dificuldade é o espaço para treinar. Mesmo assim, conseguimos expandir e atender mais jovens”, afirma.

Anúncio

Embora o foco seja nas categorias masculinas, meninas também podem participar das equipes de base. “Nas categorias menores, elas jogam junto com os meninos. Acreditamos que, dessa forma, todos devem ter acesso ao esporte”, acrescenta.

Agora, segundo o organizador, o projeto busca repetir no campo o sucesso já alcançado no futsal. “Queremos continuar formando jovens atletas e fortalecer a prática esportiva na região serrana do Espírito Santo”, finaliza.

Veja também

Principal correta

Banestes acompanha de perto quem transforma o turismo capixaba em negócio

Sebrae 1

Sefaz e Sebrae firmam parceria para preparar municípios capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp-Image-2026-10-16-at-13.10.11-1080x675

Banestes abre concurso público com salários de até R$ 5,6 mil no Espírito Santo

COLUNA GATRONOMIA

Ratatouille  

Votação 6x1 no Senado - Foto - Jonas Pereira (Agência Senado)

FINDES alerta para impacto econômico com possível fim da escala 6×1

Fazenda Venturim (1)

Irrigação eficiente pode reduzir em mais de 30% o consumo de água na lavoura de café

55446268458_95ad6e34d4_k-1024x683-1-1024x675

Senar abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com vagas no Espírito Santo

1

Alfredo Chaves recebe encontro voltado ao protagonismo feminino no agro