Espírito Santo se destaca como referência em capacitação de cafeicultura regenerativa

Publicado em 18/09/2025 às 08:27

Compartilhe

IMG_0837

Foto: Ascom/Seag

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizam, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), em Venda Nova do Imigrante, a 3ª edição da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa.

A iniciativa reforça o protagonismo do Espírito Santo na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e busca consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em sustentabilidade e qualidade, com ações que vão da teoria à prática em campo.

O evento integra o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Plataforma Global do Café, Cooabriel, Nater Cooper, Cafesul, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio de outras instituições.

Segundo o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, a capacitação é realizada anualmente e faz parte de uma estratégia bem definida para consolidar a cafeicultura capixaba como referência mundial em produtividade, qualidade, sustentabilidade e bem-estar das famílias.

“A iniciativa tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos nossos profissionais sobre os principais temas da cafeicultura mundial. Hoje, podemos afirmar que os especialistas do Incaper, do Senar e das cooperativas estão altamente qualificados para levar as melhores tecnologias aos produtores capixabas”, destaca o subsecretário.

A capacitação reúne 65 técnicos que atuam diretamente com o café arábica. A programação contempla aulas teóricas no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e atividades práticas em campo, realizadas na propriedade de referência do produtor Joselino Menegueti.

Para o gerente de cafeicultura da Seag, Lúcio Herzog De Muner, a iniciativa reforça a importância da inovação no campo. “Estamos incentivando o uso de tecnologias e práticas que aumentam a resiliência e a adaptação dos cultivos diante das mudanças climáticas. A promoção da saúde do solo, o uso de bioinsumos, a conservação da água e da biodiversidade, além da rastreabilidade e da certificação, são passos essenciais para garantir produtividade sustentável e qualidade de vida ao cafeicultor capixaba”, afirma.

Próxima edição para o café Canephora

Os profissionais que atuam com café Canephora terão a oportunidade de participar da Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa nos dias 24 e 25 de setembro, em Linhares. Serão 80 técnicos reunidos no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) para as atividades teóricas e, em seguida, na Fazenda Nova Esperança, do produtor Paulo Joaquim, para as aulas práticas.

“Essa capacitação é essencial para alinhar conceitos e garantir que extensionistas e técnicos das instituições desempenhem seu papel de orientar os cafeicultores com foco na sustentabilidade”, ressalta o diretor técnico do Incaper, Antônio Elias Souza da Silva.

Fonte; Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais

cats

Em telefonema a Trump, Lula defende Conselho de Paz exclusivo para Gaza, e com Palestina

MaterialEscolar_Freepik

Prodest alerta cuidados para compra digital de material escolar

lavoura -café- freepik

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025. Foto Henrique Fajoli - Seag

Exportações de gengibre capixaba crescem em volume e alcançam 50 países