Governo amplia uso de biodigestores em propriedades cafeeiras capixabas

Publicado em 04/09/2025 às 08:21

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-09-03 at 10.36.48 (1)

Fotos: Incaper

O Governo do Espírito Santo, por meio do Projeto Cafeicultura Sustentável, está incentivando a adoção de biodigestores em propriedades cafeeiras do Estado. Coordenada pelo Incaper, a iniciativa já garantiu a instalação de 60 equipamentos em unidades de referência distribuídas por diversas regiões, como forma de estimular os produtores a utilizarem a tecnologia.

Os biodigestores tratam esgoto doméstico e água residuária do café, contribuindo para o saneamento rural, a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das famílias do campo. A tecnologia evita a contaminação do solo e da água, além de reduzir riscos à saúde.

“O biodigestor é uma solução acessível e eficiente, que auxilia o agricultor na gestão de resíduos e representa um avanço na adequação socioambiental das propriedades cafeeiras. Faz parte de um conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a sustentabilidade da produção de café no Espírito Santo”, destacou o coordenador de cafeicultura do Incaper, Fabiano Tristão.

A implantação contou com o apoio da Plataforma Global do Café, que doou 20 dos equipamentos. Além de atender os produtores beneficiados, as unidades de referência recebem agricultores da região em atividades de capacitação e demonstração prática.

A agricultora Laura Cristina Souza Pinto, de Pinheiros, já percebe os resultados. “Antes do biodigestor, tínhamos uma fossa negra e os resíduos iam direto para o solo. Agora não há mais cheiro, não precisamos pagar pela limpeza e ainda teremos biocomposto para as plantas. Isso trouxe ganhos para o meio ambiente e para nossa qualidade de vida”, contou.

O Projeto Cafeicultura Sustentável integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, financiado pelo Inovagro, da Secretaria da Agricultura (Seag) em parceria com a Fapes. Mais de 4,9 mil propriedades já receberam planos de adequação socioambiental e econômica elaborados pelo Incaper. A meta é alcançar 8 mil até 2027, consolidando o Espírito Santo como referência em uma cafeicultura produtiva, rentável e ambientalmente responsável.

Além da instalação dos biodigestores, o projeto promove dias de campo, cursos e encontros técnicos, e mantém Unidades de Referência e Demonstrativas, polos de difusão de tecnologias sustentáveis nas regiões produtoras.

Fonte: Incaper

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo