Sebrae/ES inicia projeto do novo distrito turístico na região do Grande Buda

Publicado em 28/08/2025 às 08:38

Compartilhe

BUDAWP-1_p9353_cover_image_resized

Foto: Governo do Espírito Santo

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) deu mais um passo na série de reuniões com prefeituras para impulsionar o turismo capixaba. Na última sexta-feira (22), a instituição esteve em Ibiraçu, onde iniciou as conversas sobre a criação de um distrito turístico na região do Grande Buda. O encontro contou com a participação do prefeito Duda Zanotti, que recebeu a equipe para alinhar estratégias de valorização das vocações locais.

Segundo o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o projeto já está pronto para ser desenvolvido entre 2025 e 2026. A proposta prevê a delimitação de uma área específica para o distrito turístico, com ações que irão impactar não apenas o entorno do Grande Buda, mas toda a cidade. Entre as iniciativas já em andamento, estão programas de capacitação voltados aos empreendedores da região.

A metodologia aplicada pelo Sebrae/ES considera o recorte de um território específico, criando as condições necessárias para que ele se consolide como produto turístico. Apesar disso, outros atrativos poderão ser conectados ao distrito, ampliando as oportunidades para o município.

O projeto em Ibiraçu faz parte da estratégia da instituição de priorizar territórios com grande potencial turístico, mas que ainda precisam de um impulso maior. Além do diálogo com prefeitos e secretarias municipais de Turismo, o trabalho envolve o alinhamento com o Plano Diretor Municipal (PDM), que poderá passar por ajustes para viabilizar a expansão planejada.

Durante a reunião com a Prefeitura de Ibiraçu, foram analisadas as características e o nível de maturidade do turismo local. De acordo com Pedro Rigo, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto: “O turismo precisa ser sentido pela população. Se a comunidade não abraçar a ideia, não acontece”.

Com essa abordagem, o Sebrae/ES pretende fortalecer a organização do setor e gerar um ambiente mais competitivo, preparando o município para receber visitantes e transformar o Grande Buda em referência turística nacional.

Fonte: ANS

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo