Domingos Martins terá desfile dos Desbravadores no 7 de setembro

Publicado em 23/08/2025 às 10:09

Compartilhe

Desbravadores 1

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

O município de Domingos Martins se prepara para receber um evento especial no dia 7 de setembro, quando, além das comemorações da Independência do Brasil, será realizado o início das atividades voltadas ao Mês dos Desbravadores. A programação será conduzida pelo Clube de Desbravadores Estrelas da Colina, que organiza um desfile cívico com a participação da fanfarra do Clube de Desbravadores de Afonso Cláudio

De acordo com a diretora do Estrelas da Colina, Iêda Kumm Loyola, a iniciativa busca valorizar o movimento dos desbravadores e apresentar o trabalho realizado com crianças e adolescentes do município. Atualmente, o clube reúne cerca de 17 participantes entre 10 e 15 anos, além de uma equipe de oito diretores voluntários.

Anúncio

Formação cidadã e impacto social

Os Desbravadores é um programa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, presente em mais de 160 países. O projeto promove o desenvolvimento físico, mental e espiritual de crianças e adolescentes por meio de atividades recreativas, estudos, acampamentos e ações sociais.

Entre as atividades mais marcantes do Estrelas da Colina em 2025 estão a cerimônia de aceitação em lenço, o primeiro acampamento do clube em Soído de Cima, uma caminhada ecológica ao Morro do Moreno, além da participação em projetos comunitários como o Impacto Esperança e o Quebrando o Silêncio. O grupo também esteve presente no Campori “O Último Resgate”, em Fundão, que reuniu cerca de 25 clubes de diferentes regiões.

Anúncio

“Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes, em contato com a natureza, com disciplina e valores sólidos, além de engajados em projetos que beneficiam a comunidade”, destaca Iêda.

O desfile cívico 

O desfile está previsto para acontecer entre 9h e 11h, no dia 7 de setembro, domingo, passando pela Avenida Presidente Vargas, Rua de Lazer e Praça Dr. Arthur Gerhardt. Além da fanfarra e da apresentação de ordem unida, instrutores do clube estarão na praça interagindo com o público, ensinando técnicas básicas de nós e amarras e demonstrando parte do treinamento aplicado aos desbravadores.

O evento também contará com a participação do Clube de Aventureiros Estrelinhas da Colina, voltado para crianças de 6 a 9 anos, que compartilha os mesmos princípios educativos dos desbravadores.

“Comemorar o Dia Mundial dos Desbravadores é importante para nós, pois fazemos parte de um grande movimento, uma grande família de lenço amarelo, com membros em vários cantos do mundo. Ser desbravador não é apenas lazer ou entretenimento, mas um estilo de vida que transforma histórias”, afirma.

O Clube de Desbravadores Estrelas da Colina foi reaberto no fim de 2024 e retomou suas atividades em janeiro de 2025. Um dos sonhos do grupo é participar do Campori da Divisão Sul-Americana (DSA), que acontecerá em janeiro de 2027, em Barretos (SP), reunindo mais de 100 mil desbravadores de toda a América do Sul. O evento do dia 7 de setembro tem o apoio da Prefeitura de Domingos Martins, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, Transporte e Obras.

Veja também

Festival de Inverno-238

Bergfreunde leva tradição germânica de Domingos Martins à abertura da Feira do Livro de Gramado

BPMA25-1024x491-1

Operação contra desmatamento ilegal aplica R$ 656 mil em multas no Espírito Santo

5d276d866a02dee9f2caeb6b6a0796a3_lg_original_

Pinheiros AgroShow reúne produtores e lideranças para discutir inovação e desafios do agronegócio no Norte do ES

27.08 (3)

Fiscalização de trânsito aborda mais de 2 mil condutores no Espírito Santo

cacau-freepik

Alfredo Chaves recebe treinamento gratuito sobre cultivo do cacau

sivaldo

Servidor da Prefeitura morre após descarga elétrica em Domingos Martins

259b69e0-4704-402e-a7d8-29f6689430fd

SUS terá três novos medicamentos de alta tecnologia para tratamento do câncer de pulmão

exportação- foto- magnific

Brasil critica tarifas dos EUA e mantém negociações por acordo comercial