RuralturES promove experiência sensorial a portadores de deficiência visual

Publicado em 16/08/2025 às 11:10

Compartilhe

Passarinhada-na-RuralturES

Foto: Sebrae

Um grupo de 15 pessoas portadoras de deficiência visual do Instituto Braile participaram de uma experiência sensorial durante a Passarinhada Trilha da Mata. A atividade fez parte da programação da RuralturES 2025, que reservou espaço em sua programação para uma iniciativa inédita voltada para a inclusão. A atividade ocorreu nesta sexta-feira (15), e foi a primeira vez que uma ação como essa acontece na feira, que é realizada no Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo.

Os participantes – crianças e adultos – foram guiados por especialistas em aves, que os levaram a locais estratégicos para vivenciar essa experiência sensorial que os permitiu reconhecer diversas espécies de pássaros que habitam a região, por meio de seus cantos únicos. Com um circuito completamente preparado para o público, as placas indicativas com os nomes dos pássaros estavam também em Braille.

Anúncio

“Nunca tinha participado de uma trilha para entrar assim na mata e ouvir os pássaros. Essa trilha pensou no outro, no próximo, na acessibilidade. Nos sentimos em casa, próximos à natureza, foi demais. Então, para os organizadores, eu tiro o chapéu. Continuem assim e obrigado por nos proporcionarem uma manhã tão inesquecível”, revelou o presidente do Instituto Braille, Manoel Peçanha.

Manoel acredita que esse é o início de uma transição em que instituições estão mais preocupadas com a acessibilidade. “Já firmamos compromisso de estar aqui em outras oportunidades para proporcionar a outras pessoas estar assim perto da natureza. Essa trilha é maravilhosa e muitos deficientes visuais não têm essa oportunidade”, salienta.

Aprovada pelos participantes, que ficaram extasiados com a interação com os pássaros – que durante o trajeto se aproximavam e cantavam cada vez mais próximos do grupo -, a trilha inclusiva na mata foi formatada pela analista do Sebrae/ES Fênix Fichter. “A experiência foi pensada com inspiração nas práticas do ESG. Existem algumas trilhas aqui abertas na região de Pindobas, mas essa que escolhemos é a que tem a maior facilidade de acesso. Inicialmente pensamos em colocar o Braille nas placas, e logo surgiu a ideia de trazer um grupo especial para cá”. A analista adianta que em breve o grupo será convidado também para participar de uma experiência na Casa Nostra, que fica dentro do Completo Turístico de Pindobas.

Anúncio

O Distrito Turístico de Pindobas ganha cada vez mais força com a disponibilização de novas atrações para o público. “Já há a experiência da Casa Nostra, os passeios de mula, e agora também passeios no lago e as trilhas. A região de Pindobas oferece um turismo voltado para quem busca tranquilidade e relaxamento em meio aos encantos naturais”, destaca a gerente da regional Serrana do Sebrae/ES, Patrícia Cangussu.

Serviço:
Compra de ingressosloja-casanostra.paytour.com.br
Agendamentos (trilhas e experiência na Casa Nostra): (28) 99973-4371; [email protected]
Onde fica: Rodovia Pedro Cola, km 9, s/n, Fazenda Pindobas, Fazenda Pindobas. Venda Nova do Imigrante/ES

Texto: Marcella Andrade/Sebrae

Veja também

Screenshot

Fundo Rio Doce disponibiliza R$ 450 milhões para projetos sociais em municípios atingidos por desastre de Mariana

limão tahiti - magnific

Brasil intensifica ações para ampliar exportações de frutas à Índia

capa

Dois homens são detidos e parte de mercadorias furtadas de mercearia em Domingos Martins é recuperada

whatsapp-image-2026-06-01-at-12-21-41

Turismo capixaba ganha reconhecimento nacional com pesquisa sobre impacto econômico

Capa Montanhas

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

44

Criminosos arrombam loja e furtam bebidas, cigarros e dinheiro em Domingos Martins

CIDL3454

Governo do Estado recebe 532 novos servidores efetivos para reforçar a Rede Estadual de Ensino

WhatsApp Image 2026-06-02 at 13.41.34

Dupla é presa com cocaína, crack e ecstasy durante abordagem em Domingos Martins