GASTRONOMIA

Gastronomia

Pudim de queijo

Publicado em 15/08/2025 às 17:58

Compartilhe

COLUNA GATRONOMIA
Foto: Mario de Almeida

No Dia dos Pais conseguimos reunir os filhos, nora e enteado, além de uma cunhada e o marido dela, para o almoço aqui em casa.
Escolhido o menu (uma bela salada temperada a gosto com alface, rúcula, cenoura ralada, pepino fatiado, repolho cortado bem fininho, tomates frescos cortados em cubos e fatias de palmito pupunha cozidos, filés de pescada marinados no sumo de limão siciliano, tempero caseiro de alho e cebola, lemon pepper e sal, e um arroz colorido com um pouco de cúrcuma) fui agraciado com a escolha da sobremesa, a qual minha esposa iria preparar.
Dentre as opções (torta de maçã da minha mãe, pudim da minha sogra ou outra coisa qualquer…) não tive dúvida: “pudim”! Só que com um ¨toque especial¨: de queijo! Então minha esposa colocou as “mãos à obra”!
Começou batendo no liquidificador 8 ovos, depois 2 caixinhas de leite condensado (395 g cada) e, usando as mesmas caixinhas, 4 medidas de leite integral, além de 2 colheres de amido de milho (Maisena). Após uns 5 minutos ela acrescentou 100 g de queijo parmesão ralado, bateu mais um pouco de tempo, desligou e reservou.
Agora a calda, que ela preparou dentro da própria forma onde foi assado o pudim, aquela que tem um buraco no centro: usou 2 xícaras (chá) de açúcar e 1 de xícara de água aquecida. O processo é o seguinte: coloque o açúcar no fundo da forma de pudim, leve ao fogo alto e deixe derreter até ficar com cor de caramelo. Quando ficar com cor de caramelo, abaixe o fogo e fique de olho para não queimar. Quando ela estiver cor de cobre e borbulhando, coloque a água. Cuidado! A água, em contato com o açúcar “pelando”, espirra gotas quentes, além de subir muito vapor! A calda vai levantar fervura que, aos poucos, vai diminuir. Deixe o fogo baixo. Fique de olho porque ele não demora para encorpar. Quando a calda encorpar, não tire o olho dela. Você determina o aspecto da calda: se mais rala ou mais grossa, e já pode desligar o fogo. Deixe sair todas as bolhas.
O próximo passo é despejar, cuidadosamente, o conteúdo do liquidificador na forma. Coloque a forma dentro de uma assadeira já preenchida com água fervente, leve ao forno moderado (170 graus centígrado) durante 40 minutos ou até que, enfiando uma faca, ela saia limpa.
Estando pronto, tire do forno deixe esfriar, coloque na geladeira e, na hora de servir, vire num prato que tenha alguma borda, para a calda não vazar! E bom proveito!

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo

Últimos artigos de Gastronomia

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno

Muita sacanagem!

Panna cotta com goiabada diet

Ossobuco do Bar e Restaurante Beija-flor