Alfredo Chaves inicia nova etapa de pesquisa nacional sobre maruim

Publicado em 11/08/2025 às 08:54

Compartilhe

{BCBEA55C-6AD4-C00E-0DAE-7BA25C2BDDB3}

Foto: Dirceu Cetto

Alfredo Chaves se prepara para receber, mais uma fase da pesquisa científica nacional sobre o Culicoides (maruim), inseto transmissor da Febre Oropouche. A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Embrapa e a Prefeitura de Alfredo Chaves.

O município foi selecionado devido à relevância epidemiológica constatada durante o recente surto da doença. Na primeira fase do estudo, foram identificadas metodologias eficazes para o controle do maruim em áreas selecionadas. Agora, o objetivo é validar essas técnicas em campo e aprofundar o conhecimento sobre a ecologia do vetor e os fatores ambientais que favorecem sua proliferação.

Anúncio

“A continuidade desse projeto reforça o compromisso da Prefeitura com a ciência e a saúde pública, contribuindo para o avanço das estratégias de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores no Brasil”, afirma a secretária municipal de Saúde, Taís Uliana.

Segundo os pesquisadores, os resultados obtidos em Alfredo Chaves servirão de referência para ações em outras regiões do país.

Etapa anterior
Em maio, a equipe esteve no município visitando comunidades monitoradas desde janeiro e avaliando lavouras com diferentes níveis de tecnologia agrícola para testar métodos de controle. Paralelamente, técnicos da Sesa, do Ministério da Saúde e da Prefeitura realizaram ações em quatro regiões previamente definidas, utilizando inseticidas que haviam mostrado alta eficácia em laboratório contra o maruim.

Anúncio

Fonte: PMAC/ Texto: Dirceu Cetto

Veja também

Principal correta

Banestes acompanha de perto quem transforma o turismo capixaba em negócio

Sebrae 1

Sefaz e Sebrae firmam parceria para preparar municípios capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp-Image-2026-10-16-at-13.10.11-1080x675

Banestes abre concurso público com salários de até R$ 5,6 mil no Espírito Santo

COLUNA GATRONOMIA

Ratatouille  

Votação 6x1 no Senado - Foto - Jonas Pereira (Agência Senado)

FINDES alerta para impacto econômico com possível fim da escala 6×1

Fazenda Venturim (1)

Irrigação eficiente pode reduzir em mais de 30% o consumo de água na lavoura de café

55446268458_95ad6e34d4_k-1024x683-1-1024x675

Senar abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com vagas no Espírito Santo

1

Alfredo Chaves recebe encontro voltado ao protagonismo feminino no agro