Projeto ‘Dose Certa’: residentes do ICEPi promovem consultas multiprofissionais para orientar uso seguro de medicamentos

Publicado em 20/07/2025 às 10:31

Compartilhe

vacinacao projeto

Foto: SESA

A não adesão ou a descontinuidade de um tratamento de saúde ou o uso incorreto de medicamentos pode ser a consequência de diversas situações, como questões sociais e econômicas, ambiente familiar, fatores psicológicos e outros. Com o olhar atento, residentes multiprofissionais em Saúde da Família pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) notaram que muitos pacientes, principalmente os idosos, estavam com dificuldades no tratamento de hipertensão e diabetes. Foi a partir de uma necessidade observada no dia a dia que surgiu o Projeto ‘Dose Certa’, na Unidade Básica de Saúde de Gaivotas, em Vila Velha.

A iniciativa tem como objetivo oferecer um atendimento mais acolhedor e integrado, com a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde, buscando entender, junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como é possível cuidar melhor de cada pessoa.

A farmacêutica e residente Tawana Carolina Pereira de Souza percebeu muitos pacientes estavam tendo suas consultas odontológicas canceladas por causa de alterações na pressão arterial e nos níveis de glicose. Esse padrão acendeu um sinal de alerta e motivou a equipe a pensar em soluções conjuntas, voltadas à prevenção e ao acompanhamento mais próximo nesses casos.

“O ‘Dose Certa’ surgiu como uma consulta farmacêutica multidisciplinar, que avalia muitos critérios do paciente para estabelecer os reais problemas no tratamento medicamentoso. O atendimento dura cerca de 40 minutos para que o paciente se abra e exponha as situações vividas. Conhecendo o usuário e a sua história, estabelecemos os problemas de saúde e as possíveis causas e agimos de forma multiprofissional”, explicou a farmacêutica.

Também fazem parte do projeto o preceptor e cirurgião-dentista Eduardo da Silva Morais, a residente e enfermeira Maria Eduarda Cominotti Rizzo e as residentes e cirurgiãs-dentistas Julia Cerutti Calheiros de Freitas e Amanda Barroso Brizon. Seis pacientes já iniciaram o acompanhamento contínuo.

“Quando falamos de cuidados com atendimentos odontológicos, é imprescindível considerar a pressão arterial. Em procedimentos cirúrgicos ou invasivos, a pressão arterial elevada pode aumentar as chances de hemorragia. E em até procedimentos mais simples pode ocorrer um pico hipertensivo, por isso é importante a pressão arterial regulada”, explicou Julia Cerutti Calheiros.

Para a residente e enfermeira Maria Eduarda Cominotti Rizzo, o projeto exemplifica na prática como é importante ter um olhar ampliado e qualificado. “Olhar para além da doença é fundamental para alcançar o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes e, por meio desse cuidado holístico, humanizado e eficaz, fazer a diferença na vida desses usuários. A residência tem grandes potencialidades e forma profissionais mais sensíveis, atentos e comprometidos com a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo