Saúde promove oficina para atualização do Plano de Ação do projeto de Redução do Tempo de Espera por Consultas e Exames

Publicado em 06/07/2025 às 11:58

Compartilhe

tempo de espera reduzido

Foto: Governo ES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), vem realizando uma série de ações a fim de aumentar a oferta do cuidado especializado e reduzir o tempo de espera por consultas e exames aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Para fortalecer os trabalhos, profissionais da saúde se reuniram para a Oficina de atualização do Plano de Ação do projeto “Redução do Tempo de Espera por Consultas e Exames”.

“Precisamos ter com mais precisão o que chamamos de fila e o que de fato precisamos ter de ações concretas para fazer a gestão da demanda e da oferta. A Sesa tem uma gestão da oferta extremamente competente, com a expansão das teleconsultas, de especialidades e de cirurgias eletivas, e precisamos fortalecer a gestão da demanda”, informou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Segundo o secretário, a oficina tem por objetivo aperfeiçoar a gestão da oferta de consultas e exames especializados. “E é um encontro que faz parte da nossa estratégia, para termos dados com precisão e propor ações. Ações essas que precisam ter duas premissas, a de não dificultar a vida do cidadão e a de corresponsabilização entre Estado, municípios e cidadãos”, disse.

Realizada na última segunda-feira (30), no auditório da Sesa, em Vitória, a oficina buscou promover a integração entre as áreas da Secretaria que atuam com objetivo de cumprir o mesmo propósito, além de organizar a metodologia de trabalho visando consolidar os resultados que as equipes poderão produzir.  Para isso, a oficina contou com a presença de profissionais de diferentes setores da Sesa, como Regulação, Assistência à Saúde, Vigilância, Contratualização, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e de Planejamento.

Durante a oficina, os profissionais se reuniram em grupos para definir as ações seguindo a estrutura analítica do projeto, com atividades que englobavam a gestão da demanda e a gestão da oferta, totalizando 20 frentes de trabalho com metas a serem definidas e cumpridas, como destacou o gerente do Portfólio de Projetos Estratégicos, Jonas Coutinho Lisboa. “É um projeto conduzido pela subsecretaria de Regulação há mais de um ano, e que tem representantes de todas as áreas. Para esta oficina, estamos propondo a atualização do plano e vamos distribuir algumas ações atualizadas para que possamos alcançar o objetivo do projeto”.

Entre as ações a serem atualizadas tem-se o aperfeiçoamento do Sistema Estadual de Regulação Ambulatorial, a revisão do processo de trabalho regulatório, a reorganização dos protocolos regulatórios e clínicos, além de ações da gestão, revisão dos contratos com serviços próprios e contratualizados e ações com as superintendências.

Fotos da Oficina neste link

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas